[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Unidade Móvel “Fique Sabendo”, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará presente na II Plenária dos Conselhos de Saúde de Sergipe, que acontece nesta quinta-feira, 7, no Iate Clube de Aracaju.

A participação da unidade no evento foi uma solicitação do Conselho Estadual de Saúde (CES). A II Plenária reunirá conselheiros de saúde dos 75 municípios sergipanos, entre eles representantes dos usuários, profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa é mais uma oportunidade das pessoas realizarem o Teste Rápido para detecção precoce da Aids e da Sífilis”, disse Almir Santana, gerente do programa estadual DST/ Aids.

A unidade é um ônibus pequeno adaptado com consultório para realização do Teste Rápido e uma sala de aconselhamento, onde são entregues os resultados com privacidade e de forma sigilosa. “A presença da Unidade Móvel no evento também tem o objetivo de divulgar aos municípios que eles podem solicitar o ônibus para ações de prevenção e combate às DST/ Aids nos seus territórios, principalmente em localidades em que as pessoas têm dificuldade de acesso às Unidades Básicas de Saúde”, ressaltou Almir Santana.

Utilização da Unidade

De acordo com o Almir Santana, a utilização da Unidade Móvel “Fique Sabendo” pode ser agendada na gerência do programa DST/ Aids da SES pelo telefone (79) 3226-832. “O ônibus é disponibilizado para ações de prevenção em parceria da SES com os municípios”, reforçou.

Para realizar o Teste Rápido, basta que a pessoa faça um cadastro para ser encaminhada ao consultório. Nele, o profissional de saúde fará um pequeno furo no dedo da pessoa para colher uma gota de sangue. Após vinte minutos, ela será chamada na sala de aconselhamento para receber o resultado e os devidos encaminhamentos, em caso de positivo o resultado de Aids ou Sífilis.

Plenária

A Plenária dos Conselhos de Saúde de Sergipe tem por objetivo reunir os conselheiros de saúde e discutir temas pertinentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), eleger dois representantes de Sergipe, um suplente e outro titular, para a Plenária Nacional dos Conselhos.

O foco da discussão será a judicialização do SUS e contará coma presença da coordenadora-geral de Assuntos Jurídicos da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde (MS), Alessandra Vanessa Alves.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.