Unidade de Saúde do Almirante Tamandaré agrada usuários em seus primeiros dias de funcionamento
Segundo a enfermeira Aparecida Menezes, fazendo uma comparação com a antiga unidade que atendia a população da região, localizada no Centro Social Urbano (CSU), todos os aspectos tiveram uma mudança significativa. “Mudou tudo. O movimento aumentou demais, talvez por ser uma unidade mais próxima. Houve melhorias em termos de tamanho, do conforto, aumento do número de profissionais e dos serviços disponibilizados” disse. O agente de saúde Alberto Oliveira Santos confirma que a demanda aumentou bastante. “O movimento aqui é sempre intenso, o espaço é bom e todos esperam sentados e são atendidos”, disse.
“Eu estou adorando o novo posto, melhorou muito porque nunca teve um no bairro e agora tem. A gente vem às 7h30 ou 8 horas e a enfermeira nos atende sem problema, qualquer tipo de necessidade”, contou a moradora Ana de Menezes Ferreira, confirmando as palavras da enfermeira e carregando os medicamentos que tinha acabado de receber na unidade. A vendedora de cosméticos Josefina Nunes não encontrou nenhum problema na primeira vez que foi a nova unidade do bairro. “O atendimento foi ótimo”, disse.
Sistema de Acolhimento
Com um sistema de atendimento diferenciado, os pacientes que procuram os serviços na unidade não correm o risco de voltar para casa sem ele. Trata-se do sistema de acolhimento, onde se priorizam os casos agudos ou de urgência. De acordo com a enfermeira Aparecida Menezes, existe uma reserva mínima de cinco fichas por serviço por dia para os casos agudos. “Isso permite que se alguém com febre, dor ou um caso mais grave chegar à unidade não fique esperando o atendimento, que é agilizado”, garante.
Os casos de exames preventivos ou que não tenham urgência são agendados, pois dessa maneira ninguém sai sem ser atendido. “Todos os dias quando o posto abre às 7 horas, uma enfermeira explica aos pacientes o sistema de acolhimento através de uma palestra. Além disso, o atendimento é feito por região. São quatro enfermeiras, cada uma responsável pelos moradores de determinado bairro, sendo que cada uma atende por dia um mínimo de 40 pessoas”, explicou.
As mudanças implantadas com a nova unidade se refletem na opinião dos pacientes. “Fui muito bem atendida, os funcionários estão de parabéns. Para mim foi tudo ótimo em todas as vezes que precisei”, disse a vendedora ambulante Rosângela Conceição de Oliveira, moradora do bairro há 30 anos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Unidade de Saúde do Almirante Tamandaré agrada usuários em seus primeiros dias de funcionamento – Fotos: Márcio Dantas AAN Clique na foto e amplie