[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ontem, quinta-feira, o presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Edson Caetano, o diretor presidente da Cooperativa de Pesca e Construção Naval (Navepesca), Clodualdo Lima, o secretário municipal de Governo, Sílvio Santos e o gerente de Comunicação Social da Petrobras, Luiz Roberto, visitaram a obra do Centro de Formação Profissional Cooperativista Naval Pesqueiro, que comporta uma Unidade Produtiva e um Centro de Apoio Frigorífico. A obra é uma parceria entre Fundat, Petrobras, Navpesca e Fundação Banco do Brasil (FBB). E vai beneficiar a atividade pesqueira em Aracaju, a partir de um projeto gerenciado Fundat.

Localizado no bairro Industrial, na avenida General Calazans, com uma área de 17.680 metros quadrados, o Centro de Formação Profissional Cooperativista Naval Pesqueiro vai envolver até 10 mil pessoas, quando a Unidade de Pescado estiver em pleno funcionamento. De acordo com o presidente da Navepesca, 90% dos equipamentos já foram adquiridos. “Os serviços de terraplanagem já foram concluídos e agora estão sendo feitas as compactações do terreno”, declara Lima, acrescentando que as placas de duas faces que vão servir como divisórias para o frigorífico e toda estrutura metálica também já foram compradas e começarão a ser montadas nos próximos dias.

Clodualdo Lima ressalta ainda que a Prefeitura de Aracaju foi o condutor de todo processo para a implantação da Unidade de Pesca na capital. “A PMA, através da Fundat, agiu como catalisador do processo, dando vida ao projeto e abrindo as portas para nós junto à Petrobras e à Fundação Banco do Brasil. Graças a administração municipal conseguimos essa credibilidade e até hoje continuamos a receber o apoio da Prefeitura”, ressalta.

“Quando a Unidade estiver pronta vamos poder atender a atividade pesqueira de Aracaju, tanto da demanda de pescado que vem do mar, quanto da que vem dos cativeiros. Os cooperados vão poder trabalhar com quatro mil quilos da matéria prima por dia”, explica o presidente da Fundat, lembrando que o restante do Estado consequentemente será contemplado também.

Segundo o secretário de Governo, esse é um empreendimento que o prefeito Edvaldo Nogueira tem depositado uma grande expectativa, tanto no ponto de vista social, quanto no econômico. “Aqui serão atendidos pescadores que nunca tiveram um incentivo. O município mais uma vez inverte as prioridades que antes a sociedade estava acostumada a ver, sendo o nosso maior objetivo melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, comenta Sílvio Santos, que disse ainda estar muito satisfeito com a aceleração da obra.

De acordo com o gerente institucional de Comunicação Social da Petrobras, a vista in loco comprovou o avanço da obra. “Nós estamos vendo um avanço no cronograma do convênio. E a cada dia que se passa está mais próximo de se ver concretizado o sonho da Cooperativa de atender a comunidade de pescadores ampliando a geração de renda”, declara Luiz Roberto.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.