[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando continuidade ao trabalho de conscientização da população sobre a importância dos morcegos, membros do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul de Sergipe (Apa Sul), área gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), ministraram na manhã desta terça-feira, 27, a palestra “Morcegos seres extraordinários, importantes na manutenção e formação de florestas”. O evento foi realizado em Itaporanga D´Ajuda, no Auditório Municipal Prefeito César Mandarino, para alunos da Escola Municipal Prefeita Maria das Graças Souza Garcez.

Ministrada pelo biólogo e coordenador técnico da Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul de Sergipe, Paulo César Umbelino, a palestra teve como foco levar a conscientização dos alunos e professores sobre a importância desses animais para o meio ambiente, tendo em vista que uns consideram os morcegos como animais de crendice e superstição e outros como seres “nojentos”, principalmente quando são associados como pragas.

Foi para reverter essa situação, que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMAUNEP) elegeu os anos de 2011-2012 como o Ano Internacional do Morcego, numa iniciativa que visa à valorização dessa espécie.

Para o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, estas são ações como a realização de palestras educativas que permitirá que a população conheça melhor os morcegos. “Eles são criaturas ímpares, que são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas em que estão presentes, uma vez que no Brasil 25% de toda fauna de mamíferos são de morcegos”, afirmou Genival.

A palestra

De forma interativa, Paulo Cesar explicou para os alunos o significado da palavra Chiroptera (Chir- mão; pteron = asa).  Esclareceu que antigamente os morcegos eram ligados ao vampirismo e que nas civilizações antigas essas espécies eram caracterizadas como animais de sorte e fortuna.

O coordenador da APA Sul destacou também que os morcegos são os únicos mamíferos capazes de realizar um vôo verdadeiro, em que seu sistema esquelético é composto por ossos longos, finos, tubulares e leves, onde apresentam uma crista para inserção de fortes músculos peitorais.

Participação

Animados com a palestra, os estudantes responderam de forma positiva as perguntas feitas pelo biólogo durante a finalização do evento, em que alguns alunos ganharam como prêmio uma camisa referente ao ano Nacional dos Morcegos. “Para mim, o que mais me chamou a atenção foi que existem vários tipos de morcegos. Isso era algo que eu não sabia, sem contar que a explicação foi maravilhosa”, enfatizou o aluno David Costa Santos, de 14 anos, que estuda a 8ªA.
“Hoje eu aprendi que os morcegos não são esses bichos papões que pensávamos e sim seres importantes tanto para o homem quanto para o meio ambiente”, destacou a pequena Franciele dos Santos, de apenas 12 anos e aluna do 7ºB.

Já o diretor da Escola, Dário Alves Santos, observa que palestras como essas são de suma importância para os alunos. “Falar de meio ambiente é algo necessário, uma vez que vivemos em um mundo de consumismo exagerado. Então tudo o que venha a melhorar a natureza é de suma importância. E para se obter isso vem o uso da educação, uma vez que os alunos terão a consciência de preservar o meio ambiente garantindo uma melhor qualidade de vida”, disse.

Quem também esteve na palestra foi à secretária Municipal de Educação, Arleide Brito, que afirmou que eventos como esses proporcionam para os alunos um conhecimento a mais para o currículo dos mesmos, visando agora uma maior preservação para o meio ambiente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.