[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, e a adjunta, Maria Luci Silva, receberam na tarde desta segunda-feira, 12, a visita de Ruy Pavan, coordenador geral do Unicef para os estados da Bahia e Sergipe, e de Vilma Cabral, oficial de projetos do Unicef. Ambos vieram a Sergipe apresentar um balanço e as novas atividades da instituição em Sergipe e no Brasil.

Além de informar oficialmente sobre as mudanças pelas quais o escritório do Unicef em SE/BA passará no próximo mês com a mudança de gestão motivada por suas aposentadorias, Ruy Pavan e Vilma Cabral apresentaram o panorama atual do Selo Unicef Município Aprovado em Sergipe e do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, que é estratégia de mobilização de toda a sociedade brasileira para realizar ações que intervenham positivamente nas políticas públicas e nas condições de vida de crianças e adolescentes do semiárido.

O processo, que tem como foco estimular e reconhecer as boas práticas e avanços na garantia de direitos de crianças e adolescentes da região do semiárido, está em sua terceira edição (período 2009-2012). Sergipe possui 48 municípios localizados no semiárido e, deste total, 45 se inscreveram para participar do Selo. No momento, 27 permanecem no processo.

Durante o encontro, a secretária de Estado da Inclusão Social, a primeira-dama Eliane Aquino, relatou com satisfação que esse é o momento de avaliar junto aos municípios o que deu ou não certo dentro da política da infância nas cidades sergipanas.

“A partir dessa avaliação saberemos o impacto do selo em Sergipe. Recebemos uma notícia que nos deixou felizes: de 2007 até agora a situação da infância tem melhorado nos municípios. É fundamental que as pessoas se conscientizem cada vez mais da necessidade de cuidarmos das crianças sergipanas”, comemorou Eliane.

Outro intuito foi a apresentação do Programa de Cooperação 2012/2016 que o Unicef firmará com o Brasil. Uma das novidades apontadas por Ruy Pavan foi a criação de uma linha específica de atuação destinada aos adolescentes. As áreas prioritárias de atuação serão a região amazônica, os grandes centros urbanos e a região do semiárido.

O intuito foi possibilitar ao Governo de Sergipe conhecer o processo de atuação do Unicef para os próximos anos e, com base nisso, realizar um levantamento das prioridades de parceria do Estado junto ao órgão. “Estamos aqui apresentando o balanço do Selo Unicef e mostrando ao Governo nosso novo programa, para que o Estado comece a alinhar seus projetos prioritários junto ao Unicef”, explicou Ruy Pavan.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.