Unesco conhece propostas da Educação para preservar patrimônio histórico
A diretora do Departamento de Educação (DED), Maria Izabel Ladeira Silva, recebeu na manhã desta quinta-feira, 23, na Secretaria de Estado da Educação (SEED), a representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Dora Aríza Gusmán. Ela foi acompanhada da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Sergipe, Eliane Fonseca, e do vice-presidente no Brasil do Comitê Internacional de Sítios e Monumentos (Icomos), Eugênio Lins.
Os representantes da Unesco e do Icomos integram a Missão Técnica do Comitê do Patrimônio Mundial, que coleta informações sobre a candidatura, avaliação e a aprovação da Praça São Francisco, em São Cristóvão, como Patrimônio da Humanidade.
"Estamos preparando um dossiê contendo critérios técnicos para reconhecimento de São Cristóvão como cidade inserida no rol do patrimônio mundial da humanidade, pelos bens culturais significativos que possui. O resultado favorável incentivará a preservação, proteção e conservação dos bens para vigente para posteridade", disse Dora Aríza.
Como a preservação física e cultural dos bens declarados Patrimônio da Humanidade são compromissos do local onde se encontra o bem tombado, a representante da Unesco quis saber como a Secretaria de Educação poderá contribuir para a manutenção do local.
Contribuição da SEED
Segundo Izabel Ladeira, a principal contribuição da SEED será elaborar um Programa de Capacitação Continuada, voltado para professores da rede pública de ensino, para favorecer o debate sobre o Patrimônio Histórico e Artístico nas escolas. Ela disse também que esse ponto já é discutido nas escolas.
"Já tratamos nas escolas estudais a questão ambiental, como tema que perpassa todas as disciplinas do conhecimento. Uma opção será abordar o Patrimônio Histórico dessa forma, podendo também ser enfocado de maneira interdisciplinar por vários professores com projetos pedagógicos", informou a diretora.
A representante da Unesco quis saber sobre a carga horária das disciplinas vigentes no Currículo das escolas sergipanas, para poder planejar estratégias de desenvolvimento que integrem a comunidade escolar com São Cristóvão, como pesquisas, excursões, visitação aos museus, entre outros, sendo o Patrimônio o tema principal. O debate também envolveu a preocupação com a História de Sergipe.
A diretora do DED destacou que no Currículo do Estado tem a disciplina Cultura Sergipana. "Nela, são ensinados assuntos sobre personalidades, artistas, poetas, músicos, dançarinos da cultura local, para que as novas gerações valorizarem e construam a noção de identidade local. E também pode ser debatida a noção de patrimônio histórico", afirmou Izabel Ladeira.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Unesco conhece propostas da Educação para preservar patrimônio histórico – Foto: Juarez Silveira/Educação