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A Secretaria de Estado da Educação (Seed) reuniu na manhã desta quinta-feira, 5, tutores regionais e municipais, representantes de sete diretorias regionais de educação (DREs) e de 46 prefeituras sergipanas para discutirem o Programa Formação pela Escola. Junto à coordenação estadual do programa, eles fizeram avaliações, participaram de debates, discussões e socializaram informações acerca das ações que estão sendo desenvolvidas em suas áreas de trabalho. A reunião aconteceu no auditório do complexo administrativo e pedagógico da Seed.

“O nosso objetivo é acompanhar e fortalecer a atuação dos tutores municipais e regionais envolvidos com a Formação pela Escola. Queremos que o trabalho realizado nas comunidades resulte na correta aplicação dos recursos orçamentários alocados nos programas, ações e projetos educacionais financiados pelo FNDE”, disse a coordenadora estadual da Formação pela Escola, professora Tânia Maria Oliveira Carvalho.

Módulos temáticos

As reuniões técnicas do programa acontecem a cada dois meses e reúne o mesmo público, ou seja, o que atua com prestação de contas ou aquele que deseja atuar. Na ocasião, são discutidos temas importantes para o direcionamento das ações de cada período de vinculação dos módulos temáticos.
Os cursos dos módulos temáticos englobam temas como: Fundeb, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa do Livro Didático (PLI), Programa de Transporte Escolar (PTE) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Também são ofertados cursos sobre Prestação de Contas e Controle Social.

“O nosso maior desafio é otimizar a aplicação dos recursos financiados pelo FNDE; melhorar a oferta do transporte escolar nas escolas; extinguir problemas de prestação de contas e também melhorar a qualidade da merenda escolar. Além disso, segundo Tânia Oliveira, é propósito do programa estimular a atuação da população, no que diz respeito ao acompanhamento da aplicação desses recursos.

Conquistas

A tutora municipal do Programa Formação pela Escola, em Lagarto, professora Maria José França, comemora o fato de que em 2010 o município conseguiu realizar uma das melhores prestações de contas em relação às escolas da rede municipal de ensino. Segundo a professora, essa avaliação foi realizada pelo setor de prestação de contas da prefeitura municipal de Lagarto.

“Essa busca pela perfeição deve-se à metodologia do programa. Se a prestação de contas é boa, é porque as capacitações e a execução do programa foram bem positivas”, assegura a tutora Maria José.
A professora Ana Ilde dos Santos Dias é tutora municipal em Estância. Ana aproveitou a reunião técnica para, além de relatar os últimos acontecimentos, socializar experiências e trocar informações. Ela informou que uma das grandes conquistas alcançadas com a adesão do programa, em 2008, foi o correto uso do transporte escolar.

“Antes, alguns desses veículos chegavam a atender a alunos universitários, transportando-os de Estância para Aracaju e depois fazendo o roteiro de volta”, disse a tutora de Estância. Segundo ela, agora os ônibus servem aos alunos do ensino fundamental, como orienta o Programa Caminho da Escola. “Foi uma grande conquista, e tudo isso foi alcançado graças à fiscalização de um grupo de cursistas do programa”, lembrou.

Como tutor regional da diretoria de educação sediada em Lagarto (DRE 2), o professor Gilvando Francisco tem que acompanhar a execução do programa em sete municípios que integram essa diretoria e em 54 escolas da rede estadual. Para isso, ele conta com a parceria das equipes gestoras.

O professor tutor informou que a DRE 2 aderiu ao programa em 2010, mas que, desde a ocasião, definiu como prioridade despertar nas pessoas o interesse pelo compromisso e a responsabilidade de acompanhar todo o processo de fiscalização dos recursos e da prestação de contas.

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