[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes do Conselho Administrativo da Fundação Renascer visitaram na tarde desta terça-feira, 2, a turma de egressos das medidas protetivas e socioeducativas da Fundação, que frequenta o curso de ‘Auxiliar Administrativo’ do Senac, dentro da Lei do Adolescente Aprendiz.

Foram formadas duas turmas com 20 alunos cada, uma no turno da manhã e outra à tarde. Os alunos participam de encontros em sala de aula e de estágios em órgãos e entidades parceiras como o Ministério Público, Jucese, Seides, Segrase Seplag e Sebrae. O curso foi iniciado em maio de 2012 e todo o treinamento terá duração de um ano.

“Em nome do governador do Estado Marcelo Déda e da Secretaria Eliane Aquino, digo que é um grande prazer visitar essa turma e saber que os alunos estão freqüentando assiduamente as aulas e o estágio. Torcemos para que todos consigam bons empregos e se desenvolvam cada vez mais em suas carreiras. Aproveitem, cada vez mais, as oportunidades que estão sendo ofertadas”, destacou a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, para os adolescentes.

O secretário de Estado dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva, salientou que os egressos estão tendo a oportunidade de mudar o futuro. “Tivemos poucas oportunidades de empregos no mundo que vivemos no passado. Hoje a situação mudou, as oportunidades aparecem, precisamos saber aproveitá-las. Esse é um momento muito especial na vida de cada desses egressos”.

A superintendente da Policia Civil de Sergipe, Katarina Feitoza também participou da visita como conselheira.  “A gente fica muito feliz de poder participar do Conselho e de perceber o esforço da direção da Fundação Renascer em trabalhar com esses adolescentes egressos, pois sabemos a importância disso da função social. Esses meninos, uma vez que são valorizados, fazendo parte dessa sociedade, fazendo cursos profissionalizantes, ele se sente acolhido e passa a não se sentir excluído da sociedade. Percebemos que com esse tipo de trabalho, o adolescente tem mais chances de encontrar uma direção decente em sua vida”, ressaltou.

O curso oferecido segue as orientações da Lei do Adolescente Aprendiz, que regulamenta o contrato de aprendizagem ao adolescente maior de 14 anos e menor de 24 anos para uma formação técnico-profissional, com anotação na Carteira de Trabalho, além de exigir a matrícula e frequência escolar para permanecer no programa. Eles têm ainda a garantia de meio salário mínimo custeado pela Fundação Renascer.

Para os adolescentes é grande a expectativa de conseguir bons empregos. “Hoje estou com o meu tempo tomado por atividades. Faço o curso no Senac, faço estágio no Ceac [Centro de Atendimento ao Cidadão] e ainda participo de um curso de Mídia Impressa, pelo Instituto Recriando. Muitas oportunidades apareceram em minha vida e vou saber aproveitar cada uma”, ressaltou o aluno Willames Kenned, de 17 anos.

A satisfação não é diferente para Joeliton da Silva Santos, estagiário da empresa de Serviços Gráficos de Sergipe. “Assim que terminar o curso, pretendo colocar currículo nas empresas e conseguir um bom emprego. Essa é a vida que eu quero para mim agora”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.