Turismo Internacional é discutido em Sergipe
Aconteceu na noite desta terça, 13, a abertura do 13° Encontro Interdisciplinar de Turismo da Estácio Fase, que este ano traz como tema “Turismo Internacional”. Durante o encontro foram apresentadas as novas tendências do turismo internacional e sua sustentabilidade, os índices relativos à chegada de turistas internacionais nos continentes e o perfil dos turistas e suas motivações para a realização das viagens. No final da noite também houve uma mostra gastronômica realizada pelos alunos da faculdade, onde o público presente no evento teve a oportunidade de conhecer a gastronomia de alguns dos países como Itália, China, Japão e Turquia.
Durante encontro, foi apresentado o ranking que engloba os indicadores envolvendo o principal motivo de viagem do turista internacional, sendo possível perceber a evolução da busca por turismo de lazer e a diminuição para o turismo de negócios, além disso, foram apontados durante a palestra, o roteiro sol e praia como alguns dos principais motivos que fazem com que o turista internacional venha para o Brasil, além do crescimento da busca por natureza, ecoturismo e aventura. A realização da Copa do Mundo no Brasil também será mais um grande atrativo para a vinda dos turistas ao Brasil e Sergipe.
De acordo com o Secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, o turista internacional busca a receptividade no destino e Sergipe vem recebendo muitos investimentos para o desenvolvimento do turismo internacional. “É muito importante que este mercado tenha profissionais capacitados, são cerca de 12 mil turistas internacionais visitando o estado durante o ano. Sergipe retomou o trabalho de captação do turismo internacional para o estado há três anos e este é um trabalho gradativo e estamos preparando o destino para receber o turista, seja capacitando e fortalecendo nossa infraestrutura turística, desde a qualidade de nossos hotéis, até os acessos como a reforma do aeroporto e as novas rodovias do estado”.
Elber acrescentou que estes investimentos devem ser gradativos para que o crescimento seja consolidado e se torne definitivo, citando também que o grande marco para o turismo internacional em Sergipe serão os voos charters vindos do Chile. “Começamos a investir no mercado da América Latina, sobretudo o turista chileno pela situação econômica agradável que o país atravessa no cenário internacional econômico. O Chile se destaca como um país de economia estável, com uma população propícia a se tornar um emissor turístico qualificado para o Brasil e também pela redução dos custos de passagens aéreas no próprio continente americano. Esperamos que este embrião torne o turismo internacional consolidado e de muito sucesso em alguns anos”.
Para Saumíneo Nascimento, Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que também palestrou no encontro, o turista internacional está descobrindo Sergipe como um local para ser bem recebido, com uma boa gastronomia e também para seu descanso. “O turista que chega ao estado de Sergipe busca o que nós temos de melhor, que é a receptividade e a tranquilidade, ou seja, um local diferente e agradável, pois eles estão fugindo um pouco do tradicionalismo dos principais destinos de nosso país e Sergipe é um local a ser descoberto”.
A Mostra Gastronômica da Estácio Fase teve como objetivo mostrar que não é necessário sair de Sergipe para provar uma típica comida internacional. “Trouxemos um pouco da comida de cada país, como o Nhoc da Itália, o yakisoba da China e os sushis do Japão. Muitos turistas quando chegam num local diferente querem conhecer um pouco da culinária local, mas procuram também pela comida típica de seu país, então oferecemos as comidas regionais de Sergipe mas também a comida que eles estão habituados, como a comida chinesa, italiana e outras”, disse a professora de turismo da Estácio Fase, Beijanine Abadia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]