Turismo de Caverna em Laranjeiras é tema do Fortur
A Secretaria de Estado do Turismo realizou mais uma reunião da comissão do Fórum Estadual do Turismo (Fortur), na manhã de terça-feira, onde foi apresentado o ‘Projeto Cavernas’, do município de Laranjeiras.
O secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha, salientou e enalteceu a participação dos membros do Fórum na viabilização de projetos que desenvolvem o turismo em Sergipe. “Sem a parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria da Indústria, comércio e Turismo de Aracaju, AC&VB, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Associação Brasileira de Agências de Viagens, Banco do Nordeste do Brasil, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, além das instituições de ensino e prefeituras, nada poderá ser feito para viabilizar os projetos voltados para o desenvolvimento do turismo no estado. Por isso, sempre vamos apoiar o Fortur para que continue tendo reuniões com essas comissões e que sempre tragam soluções para viabilizar os projetos aqui expostos”, disse.
De acordo com o secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, a finalidade maior da apresentação do projeto ao Fórum foi de trazer para a discussão o que falta na estrutura final do projeto. “Pedir ajudar para o Estado na segunda fase é nosso maior objetivo, já que a primeira parte foi realizada 100% pelo município e hoje sozinho não podemos mais fazer isto. Estamos aqui em busca do apoio de todos para a criação de um Geoparque que tem a intenção de englobar não só Laranjeiras, mas outros municípios vizinhos como, Itabaiana e Areia Branca”.
Para o coordenador do curso de Turismo, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Jayme Neto, foi muito bem feito toda a primeira parte com os estudos certos principalmente no quesito fauna e flora. “O município está de parabéns pela conclusão da primeira fase. Agora é necessário fazer os outros estudos, principalmente o prognóstico futuro que a parte principal de qualquer projeto para se comercializar isto, ou seja, a elaboração de um projeto cujo o objetivo é desenvolver um produto ou planejar um local para finalidade turística preparados para receber estes visitantes”, explica.
Projeto
Segundo os estudos realizados, em terras baixas, Laranjeiras é considerada a cidade com o maior numero de cavernas no Brasil. Ao todo, são 16 cavernas, e dessas, seis podem ser exploradas turisticamente. O projeto teve início há 3 anos, quando foi levado a Laranjeiras o Centro da Terra – Grupo Espeleológico de Sergipe, onde realizaram um estudo nas cavernas e grutas da cidade e foi realizado o primeiro seminário de Grutas e Cavernas de Laranjeiras. Após o estudo começaram as pesquisas e as descobertas de novas cavernas. “Estudarmos e mapeamos essas cavernas é a possibilidade de construir roteiros turísticos nessas cavernas”, explicou Irineu Fontes
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Turismo de Caverna em Laranjeiras é tema do Fortur – Foto: Ascom/Emsetur