Trenzinho anima crianças da Oncologia na Semana de Combate ao Câncer
‘Piuí, piuí, piuí’. Isso era o que as crianças do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) gritavam durante um animado passeio de trenzinho pelas imediações do hospital na manhã desta quinta-feira, 7. O passeio faz parte da programação em homenagem a Semana Mundial de Combate ao Câncer realizada pela unidade. Vestindo camisetas personalizadas, com o tema ‘Eu peito o câncer’, a garotada era só alegria.
“Está massa esse passeio. Eu ando de ônibus e de carro, mas o trenzinho é bem divertido”, afirmou encantado o jovem Vinícius Santos Ferreira, nove anos, e que há três meses está em tratamento contra um câncer no fígado. Para a mãe dele, a dona de casa Elisângela dos Santos, esse será um dia inesquecível. “Ele está numa felicidade só, tenho certeza que esse dia ficará registrado em sua memória”, completou.
Cantarolando as músicas que embalavam o passeio, Alisson Lucas de Jesus, 15, estava atento a cada detalhe que via pelas ruas. Em tratamento contra a leucemia há três anos, ele não desanimou em nenhum momento. “Estou gostando muito de andar no trenzinho, ele é muito grande”, comentou. Já para Lisandro Bispo, nove anos, o passeio foi diferente. “Nunca andei de trem, esse é muito bonito e está divertido”, explicou.
Durante o passeio houve a distribuição de picolé e muita animação com o palhaço ‘Ligeirinho’, como é conhecido Manoel Brito, ex-integrante do circo de Beto Carrero e atualmente animador na Fazenda Boa Luz. De acordo com ele, a alegria faz parte de qualquer tratamento. “Estou muito feliz por participar mais uma vez dessa festa, pois aqui a gente acaba se divertindo também e fazendo outras pessoas que necessitam felizes”, comentou.
O técnico de enfermagem da oncologia, Guido Rego, também participou voluntariamente animando a criançada. Vestido de palhaço, o técnico se transformou no ‘Dr. Pirombeta’. “Qualquer coisa que traga alegria para as crianças é importante, porque alivia a dor e esquecem o tratamento por alguns instantes. Faço essa animação com o maior prazer”, afirmou.
De acordo com Rute Andrade, coordenadora da Oncologia, esse é um momento de celebrar a vida. “Durante o tratamento aparecem algumas dificuldades que precisam ser enfrentadas, e participar de um momento como este, em que todos estão felizes, é muito emocionante. Eles esquecem a dor e juntos celebram a alegria de viver”, declarou emocionada.
Espetáculo
De volta à Oncologia, os pacientes e seus acompanhantes tiveram outra surpresa. Um espetáculo com a companhia teatral ‘O Mínimo’. Formada pelos palhaços Robert Clark e Íris Fiorelle, a companhia ‘O Mínimo’ é um grupo teatral que mistura técnicas circenses, dança teatro, junto com o lado cômico do palhaço que quase não fala. Através dessa temática, eles montam espetáculos como o que a dupla desenvolve atualmente.
A dona de casa Lindaura de Jesus não segurou as gargalhadas e se divertiu durante a apresentação. “É muito engraçado o que eles fazem, eles são lindos e estou me divertindo bastante”, relatou.
Bingo
Na ocasião, o grupo Mama Fest (formado por mulheres mastectomizadas) realizou um bingo entre as pacientes. Conjunto de copos e talheres, panos de prato, vasilhas plásticas e sanduicheiras foram alguns dos brindes disputados durante o evento. Há dois anos e meio lutando contra um câncer de mama, a dona de casa Maria Jose Barbosa, 55 anos, levou pra casa um conjunto para sobremesas. “Aqui é maravilhoso e a alegria já faz parte do tratamento. Quando a minha amiga disse o número eu gritei: é bingo”, falou sorridente.
Em tratamento há oito meses contra um câncer de mama, a dona de casa Rosângela Cardoso, 48 anos, disse que a ideia do bingo foi maravilhosa. “Esse é o primeiro que participo e estou adorando. Se este já está bom, imagine os próximos”, finalizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Trenzinho anima crianças da Oncologia na Semana de Combate ao Câncer – O passeio faz parte da programação em homenagem a Semana Mundial de Combate ao Câncer