[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O convênio firmado pelo Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) para transferir pacientes para as áreas de Infectologia e Pneumologia da unidade para o Hospital Universitário de Sergipe (HU) é um dos fatores que vêm contribuindo para reduzir a ocupação média diária no Pronto-Socorro (PS) Adulto do HUSE, que em agosto registrou queda média de 28% em relação a janeiro deste ano.

A ativação dos serviços de Infectologia e Pneumologia no HU, realizada em agosto, fez com que aumentassem ainda mais as taxas de transferência de pacientes do HUSE para outras unidades hospitalares na capital. Cerca de 20 leitos das Alas 200 e 400 do HUSE, antes destinados aos dois serviços, estão sendo ocupados por pacientes que se encontravam em macas no PS Adulto. Na primeira semana de agosto, 16 pacientes que estavam naquelas unidades foram transferidos para o HU.

Desde o mês passado, os pacientes que chegam ao HUSE e necessitam de internação nas duas especialidades já estão sendo encaminhados diretamente para o HU, após avaliação do quadro clínico e uma vez constatada a necessidade real de internamento. Entre os dias 17 e 31 de agosto, pelo menos 12 pacientes foram transferidos para o HU, após receberem atendimento no
PS do HUSE.

Segundo a diretora-técnica do HUSE, Lycia Diniz, as transferências devem se intensificar ainda mais nos próximos dias por causa do final da greve de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Além do HU, as transferências de pacientes para outras unidades, como o Hospital Cirurgia (HC), também têm ajudado a desafogar o Pronto-Socorro do HUSE.

"São principalmente pacientes cardíacos e atendidos por outras especialidades, como a Ortopedia, que, após estabilizados no HUSE, são transferidos para o Cirurgia", esclarece a médica. O HC tem disponibilizado cerca de 60 vagas por mês para pacientes do HUSE.

O convênio

A ativação dos serviços de Infectologia e Pneumonologia do HU integra a Política Estadual de Saúde anunciada no último dia 22 de maio pelo governador Marcelo Déda e o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.

Um convênio firmado entre o Governo do Estado e Universidade Federal de Sergipe (UFS) estabelece a cessão de pessoal e equipamentos do Estado para colocar em funcionamento esses dois serviços do HU. Cerca de 30 profissionais foram cedidos pelo HUSE ao Hospital Universitário, entre enfermeiros, infectologistas, pneumologistas, fisioterapeutas e um psicólogo.

Atendimento

De acordo com Lycia Diniz, os pacientes crônicos, como portadores de doenças infecto-contagiosas a exemplo de tuberculose ou de HIV, continuam sendo igualmente acolhidos e atendidos quando chegam ao HUSE. Mesmo com a ativação desses serviços no HU, o Hospital de Urgência mantém cinco infectologias e cinco pneumologistas prestando atendimento no HUSE.

"A diferença é que antes esses pacientes ocupavam leitos extras nos corredores do PS à espera por uma vaga na ala destinada à antiga Infectologia, e agora eles são transferidos para o Hospital Universitário", explica a diretora-técnica do HUSE.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.