Trabalho sócio-educativo realizado pela Semasc é destaque em encontro nacional
O Encontro está acontecendo no Distrito Federal desde segunda-feira com a participação de cerca de 2 mil pessoas, que incluem coordenadores de Cras, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais que atuam nos Centros de Referência nos municípios brasileiros.
Hoje pela manhã, a secretária Rosária Rabelo participará de uma mesa expositora, apresentando para a platéia a experiência de Aracaju quanto ao trabalho sócio-educativo realizado nos 17 Centros de Referência da Assistência Social espalhados em vários bairros da capital sergipana, onde a Prefeitura Municipal de Aracaju realiza ações básicas de atendimento às famílias.
Rosária terá um tempo de 20 minutos para fazer a apresentação da experiência de Aracaju, atendendo convite do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome por ser a cidade que melhor compreendeu a concepção da nova política de assistência social a partir da implantação do Sistema Único de Saúde (Suas) no país.
Com o tema “Conceitos e Práticas: a família e o sócio-educativo”, Rosária fará um relato sobre o cenário da política de assistência em Aracaju, abordando as estratégias e as ações dos programas sociais executados pela Semasc dirigidos para atendimento a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, com foco dirigido para atenção ao núcleo familiar.
As ações do município de Xanxerê, em Santa Catarina, é outra experiência selecionada pelo MDS para ser apresentada na mesma mesa de trabalho. A apresentação desta experiência será feita por Cirlei Menegola, logo após a fala de Rosária Rabelo. Estas atividades dentro do I Encontro de coordenadores de Cras são coordenadas por Marlene de Fátima Azevedo Silva.
De Aracaju, também está participando deste evento a gerente do Programa de Atenção Integral à Família (Paif), Lizandra Vieira de Oliveira, que está coordenando o grupo de trabalho que discute o tema “Como organizar os serviços de proteção social no território dos Cras: integrar benefícios, renda e serviços”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Trabalho sócioeducativo realizado pela Semasc é destaque em encontro nacional – Fotos: Ascom/Semasc