[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As alternativas de geração de renda oferecidas pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) em parceria com a Ong Missão Criança para as mães do bairro Santa Maria assistidas pelo programa Bolsa Escola Cidadã, serão um dos exemplos mostrados em vídeo num projeto de capacitação desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho (FRM). O projeto da fundação é feito em parceria com o Governo Federal para a implementação do Programa Fome Zero.

Durante a tarde de hoje, dia 6, uma equipe de gravação da FRM visitou a Unidade de Qualificação Profissional do bairro para captar imagens dos trabalhos de tapeçaria, bordados, entre outras confecções executados pelas mães. Segundo a diretora de filmagem Cristina Grumbach, essas imagens farão parte de uma série de vídeos que está sendo realizada em dez cidades do Nordeste, entre elas Aracaju. Os vídeos têm como tema principal a questão da Segurança Alimentar.

“Eles vão colaborar para o trabalho de capacitação das comunidades onde o trabalho está sendo desenvolvido. Nas cidades escolhidas serão retirados dois mobilizadores que reúnem um grupo de cerca de cem pessoas, entre professores, agentes de saúde, associações de bairro e Ong’s que darão capacitação em temas relacionados a segurança alimentar, para que essas pessoas se tornem multiplicadores nessas cidades”, informou Cristiana Grumbach.

Os vídeos abordam temas gerais, tais como a alimentação como um direito humano, a segurança alimentar e nutricional, com questões sobre desnutrição, a qualidade do alimento e da água, saneamento básico, entre outros. “Conceitos, sugestões, dicas, receitas de comidas locais, educação alimentar serão passados nos vídeos para a capacitação das lideranças”, contou. De acordo com Grumbach a questão da Segurança Alimentar está sendo vista de uma maneira ampliada, já que sem trabalho não há como se alimentar.

Por essa razão o programa que oferece alternativas de geração de renda da Fundat/Missão Criança foi escolhido para fazer parte dos vídeos. Segundo a coordenadora geral da ong Missão Criança, Maria Luci Silva, como integrante do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA) a entidade foi escolhida como parceira estratégica da Fundação Roberto Marinho para a realização desse trabalho em Aracaju.

“O Programa Bolsa Escola Cidadã atende 40 famílias da localidade com R$ 90 mensais. A Missão Criança capta os recursos com o empresariado local para o custeamento das bolsas. Além disso, as mães participam de cursos diversos, desde a alfabetização, orientação psico-social e oficinas de tapeçaria, sempre trabalhando em parceria com a Fundat e a Secretaria Municipal de Educação (Semed)”, contou Luci Silva.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.