[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Termina esta tarde o curso “Programa de Orientação do Trânsito (POT)”, promovido pelo Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O curso, integrante do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, do Governo Federal, está sendo realizado desde a última segunda-feira, no auditório Bosco Mendonça, na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

O objetivo geral do curso, ministrado por Ivana Augusto Martins, é capacitar profissionais dos órgãos executivos de trânsito municipais na elaboração do programa. Entre os temas apresentados, “Geração de Trânsito”, “Sinalização de Trânsito”, “Elaboração de projeto” e “Gestão do POT”.

Ao final do curso, os participantes estarão credenciados a compreender as relações entre a distribuição das atividades no meio urbano (uso do solo) e os deslocamentos das pessoas; conhecer a metodologia de pesquisa de origem e destino e o tratamento das informações coletadas; reconhecer os tipos de sinalização de trânsito, seus objetivos e funções; conhecer a sinalização aplicável ao POT, padrões, cores e dimensões; compreender a metodologia de definição de rotas de tráfego e a definição das direções das placas e sua respectiva locação na malha viária; e identificar os elementos fundamentais no processo de aquisição do projeto POT; procedimentos para manutenção e atualização do programa.

Estiveram na capital sergipana nestes quatro dias técnicos da própria cidade, além de Lagarto, Estância, Nossa Senhora do Socorro e outras localidades fora do Estado, a exemplo de Recife, Maceió, Salvador, Camaçari, Juazeiro, Feira de Santana, Brasília e Rio de Janeiro. O evento, realizado em dois períodos, é inteiramente gratuito e conta com material apostilado e uma carga horária de 32 horas aulas.

“A idéia é transmitir noções da metodologia para elaborar o processo de sinalização das cidades. Ao final do curso, os técnicos presentes poderão analisar a atual sinalização aplicada em suas cidades de trabalho, corrigindo distorções e sugerindo modificações. Também poderão implantar novas sinalizações, o que deve gerar mais segurança e tranqüilidade para os motoristas e pedestres”, informou Ivana, que é também consultora da Plano Consultoria, de São Paulo.

Antes do curso “Programa de Orientação do Trânsito (POT)”, o Ministério das Cidades já havia ministrado, também com apoio da SMTT, cursos de “Técnico Básico em Trânsito”, “Gestão Integrada da Mobilidade Urbana” e “Elaboração de Projeto para Tratamento em Locais Críticos”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.