[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quinta-feira, 21, alunos do 3º ano do ensino médio terão uma aula de história especial no Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC). O grupo vai assistir uma palestra sobre o Tenentismo proferida, pela mestra em educação e professora das redes pública e privada, Cristiane Vitório. O evento faz parte da programação do PMOC em comemoração ao dia 13 de Julho, data que ocorreu o levante em Sergipe, há 87 anos.

A palestra, apesar de trazer dois grupos escolares, será aberta ao público e terá início às 15h, no Salão Multieventos do PMOC. O Tenentismo foi uma manifestação de cunho político surgida nos últimos anos da República Velha, e que se irradiou por outros estados – entre eles, Sergipe. Liderada por militares, a maioria tenentes, o levante tinha como meta principal pôr fim às oligarquias rurais.

Em Sergipe, o movimento foi liderado pelos tenentes Maynard e João Soarino e pelo capitão Eurípedes. No dia 13 de julho de 1924, o comandante da tropa, major Jacinto Dias Ribeiro – e outros oficiais que não aderiram ao movimento – foram presos, e os revoltosos tomaram as ruas. Eles atacaram o Palácio do Governo do Estado e o quartel da força policial, depuseram e prenderam o então presidente do Estado, Graccho Cardoso, em sua própria residência, levando-o para o quartel do 28º Batalhão de Caçadores (BC).

“Foram dias de tensão, até que as forças lideradas pelos tenentes constituíram um Governo Militar, enquanto da parte do Governo Federal era organizada uma força “legalista”, que pudesse repor Graccho Cardoso ao Governo. A desproporção da força federal em relação aos revolucionários do 28 BC foi decisiva para por fim ao movimento tenentista”, cita um artigo do historiador Luis Antônio Barreto, referente ao levante.

O PMOC, vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), serviu de sede governamental e residência dos governadores até 1995. Em 2007, a atual gestão do Governo de Sergipe desenvolveu um projeto arquitetônico, visando resgatar a identidade histórica do Palácio e dar nova funcionalidade às suas áreas administrativas. Em 21 de maio de 2010, o espaço foi reaberto como Palácio-Museu Olímpio Campos. O PMOC fica localizado na Praça Fausto Cardoso, centro histórico de Aracaju, e tem acesso gratuito. Seu funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.