Tem início a troca de alimentos pelo kit do Bloco da Prevenção
Teve início nesta terça-feira, 15, a entrega dos kits do Bloco da Prevenção, que sairá no Pré-Caju Verão 2013 na quinta-feira, 17, às 20 horas. Os kits estão sendo trocados por alimentos no estande montado na Praça General Valadão, em frente à sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em Aracaju.
Foram entregues 150 kits somente nas primeiras horas após a abertura do estande. A troca dos kits segue até quinta-feira, 17. Amanhã, 16, o estande abre às 8h e segue até 18h30. Já na quinta-feira, 17, as trocas poderão ser feitas das 8h às 12h. Os horários definidos são válidos enquanto durar o estoque.
Para brincar no Bloco da Prevenção basta trocar duas latas ou 800 gramas de leite em pó, dois quilos de feijão e dois de arroz pelo kit composto por uma bolsa com a camisa do bloco, camisinha, porta camisinha, material informativo sobre prevenção e diagnóstico das DST/AIDS. Também há orientações para o dia em que o bloco estará na avenida, além de informações sobre drogas, direitos humanos e violência sexual. Estão disponibilizados dois mil kits.
Na oportunidade, a gerência estadual de DST/AIDS aproveitou para realizar o Teste Rápido para diagnóstico da AIDS e da Sífilis com a Unidade Móvel “Fique Sabendo”, instalada também na Praça General Valadão. A ação contou com a participação da cantora sergipana e atração do Bloco da Prevenção, Maysa Reis que, além de ajudar na distribuição dos kits, realizou o Teste Rápido.
Durante a troca dos alimentos pelo kit, a cantora convidou a população para fazer o teste. “Compareçam hoje e amanhã, não só para troca dos alimentos pelos abadás, mas também para fazer a parte mais importante, que são os testes de HIV e Sífilis. Mamães e papais façam o pré-natal. Vocês precisam saber se estão com a doença para tomarem todos os cuidados com o bebê que vem aí. Vamos ter cuidado porque não é só a vida de vocês, mas de um ser humano que está para nascer”, alertou Maysa Reis.
A vendedora Tâmara Oliveira reconhece a importância do Bloco da Prevenção para o combate às DST/AIDS. “Atualmente, os jovens, logo que começam a se conhecer, já querem transar e não se lembram da camisinha. A Maysa Reis é muito boa para mobilizar a juventude, fazê-los doar alimentos e usar o preservativo”, declarou.
Solidariedade
Além da brincadeira no primeiro dia do Pré-Caju e da mensagem sobre os cuidado relacionados às DST/AIDS, o Bloco da Prevenção também é sinônimo de solidariedade. “Os alimentos serão doados para as casas de apoio Janaína Dutra e Bom Samaritano, que cuidam de pessoas vivendo com AIDS. Por outro lado, o Bloco permite que pessoas de baixa renda participem do Pré-Caju”, concluiu Almir Santana, gerente do programa DST/AIDS da SES.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Tem início a troca de alimentos pelo kit do Bloco da Prevenção – Fotos: Ascom/SES