Técnicos serão capacitados para atuar no Programa ‘Oi Tonomundo’
Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED) que serão mediadores do programa "Oi Tonomundo" vão participar de um curso no período de 18 a 22 de junho, na sede da Divisão de Tecnologia (DITE), localizada no 15º andar do Edifício Estado de Sergipe. O programa, criado através de parceria entre a Oi Telemar e Universidade de São Paulo (USP)/Escola do Futuro, vai ser implantado em 30 escolas da rede pública estadual, que tem alunos da 5ª a 8ª série e possuem laboratórios com acesso à internet.
O programa vai ser coordenado pedagogicamente pela USP e consiste na implementação de uma rede integrada de comunicação entre escolas de ensino fundamental na sua área de concessão, apoiando prioritariamente as comunidades com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). O objetivo é integrar os esforços para a melhoria da qualidade do ensino em Sergipe.
O programa cuidará de desenvolver uma comunidade virtual de aprendizagem, enaltecendo as oportunidades de interligação e comunicação entre as escolas, consolidando o portal como ferramenta de informação e educação.
"É importante que os técnicos da Secretaria estejam familiarizados com o projeto para fazer deste portal um canal de divulgação dos programas e ações do governo do Estado", disse a diretora da DITE, Nádia Cardoso.
As informações sobre o programa "Oi Tonomundo" ainda serão levadas às Secretarias de Estado do Meio Ambiente, Inclusão Social, Comunicação e Planejamento. No total, serão atendidos 30 formadores mediadores de órgãos públicos. A coordenação estadual está sob o comando do gabinete da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino.
Escola do Futuro da USP
A Escola do Futuro da USP, que propõe uma Sala de Aula do Futuro para o aluno do ensino fundamental, é um laboratório interdisciplinar que investiga como as novas tecnologias de comunicação podem melhorar o aprendizado em todos os seus níveis.
Nesta "escola", os alunos podem circular livremente, escolhendo situações de aprendizagem onde bancadas de computadores, vídeo e eletrodomésticos se encontram à disposição de todos. Desta forma, através de workshops e seminários, os educadores têm a oportunidade de explorar metodologias para o uso adequado das possibilidades da Sala de Aula do Futuro para o Ensino Fundamental.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]