[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está realizando nesta quinta-feira, 8, das 8h às 17h, a oficina de leitura e produção de texto ‘O prazer de ler’. As atividades estão acontecendo no auditório da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). A oficina  tem como objetivo incentivar o prazer da leitura nos alunos através da contação de história. Ao todo, 40 técnicos da Seed estão participando, os quais depois irão repassar os ensinamentos aos professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todas as DREs.

O evento foi aberto pelo grupo sergipano Hannah, que contou a história do livro ‘Zé Peixe, o menino do mar’, escrito pela professora Geane Caldas. A apresentação foi feita através de música e teatro. Logo depois, os cursistas participaram de diversas oficinas. Os trabalhos foram ministrados pela professora Jeane Caldas, que falou sobre a importância das atividades. “A leitura é a base de todo o conhecimento científico. O aluno, quando vai resolver uma questão, precisa compreender o que está lendo, para poder responder”, disse.

Atividades

Durante todo o dia, até às 17h, serão realizadas diversas atividades, como dinâmicas de grupo, música e contação de história. Segundo a professora Geane Caldas, também será trabalhada a questão dos gêneros textuais, como o poema, crônica, conto mitológico, para que o professor possa desenvolvê-los melhor em sala de aula. No período da tarde haverá a oficina de leitura e contação de história. Os participantes irão fazer leituras de obras de autores sergipanos e contarão essas histórias identificando o gênero literário através das técnicas aprendidas no decorrer do curso.

De acordo com a coordenadora da oficina, Irailde Gomes, essas atividades são de fundamental importância para a melhoria da qualidade do ensino. “Estamos focando a transformação através da leitura. A nossa preocupação é que o aluno se perceba enquanto sujeito da sua própria história”, afirmou.

Os participantes da oficina também aprovaram a iniciativa. “É importante estimular o gosto pela leitura”, disse a técnica da Seed, Zenilde Maria Barroso Cruz. A mesma opinião foi compartilhada pelo professor Everton Manoel, do Centro de Referência Professor Severino Uchoa. “É necessário que o professor aprenda as novas técnicas para que os alunos tenham em mente como é fácil a produção do texto”, disse. A capacitação terá mais dois momentos, um no dia 15 de abril e o outro no dia 4 de maio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.