[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), realizou, no último dia 12, na Estação Experimental de Boquim, um dia especial sobre a cultura da mandioca com o objetivo de observar o desempenho agronômico de variedades de mandioca e macaxeira, bem como avaliar características sensoriais de macaxeiras cultivadas nas estações experimentais da Emdagro, com o intuito de recomendar sua utilização pelos agricultores familiares assistidos pela empresa.

O dia especial foi aberto pelo gestor regional da Emdagro, Carlos Alberto Souza Torres, que fez o acolhimento dos participantes, ressaltando a importância da participação dos técnicos envolvidos no arranjo produtivo da mandioca. Em seguida, a pesquisadora Neusa Stahlschmidt Lima esclareceu a metodologia utilizada durante as atividades previstas para o evento e coordenou as demonstrações de pesagem de raízes e rendimento de hastes de cada variedade.

Num segundo momento, sob a coordenação do responsável técnico pela área Joetônio Ferreira, os participantes foram conduzidos ao campo, onde foi detalhada a condução da cultura e estes puderam observar as variedades, sua adaptabilidade, rendimento de hastes, manejo da cultura entre outras características.

Findo o trabalho no campo, os técnicos foram encaminhados ao refeitório do centro de treinamento para a realização da avaliação sensorial das variedades de macaxeira manteiga, rosa branca, lagarto e brasil.

“Este tipo de evento é uma forma de acelerar o processo entre o lançamento de um novo material e sua utilização pelos agricultores familiares”, destacou a coordenadora do projeto multiplicação de manivas sementes de mandioca, Neusa Stahlschmidt Lima.

Para a engenheira agrônoma do escritório local da Emdagro em Laranjeiras, Aldira Siqueira, “mandioca é a base da nossa mesa e este evento é a oportunidade para a gente se reciclar. Vemos o resultado da pesquisa chegando à extensão e, consequentemente, ao produtor”.

O evento contou com a participação de 25 técnicos dos escritórios regionais da Emdagro e representantes de instituições parceiras como o Banco do Nordeste e Sergipe Parque Tecnológico.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.