Técnicos do Estado iniciam capacitação para realizar Diagnóstico Florestal de SE
Foi aberta na manhã desta terça, 11, na Sociedade Semear, a oficina de capacitação para a equipe multidisciplinar que levantará os dados primários de consumo e fluxo de produtos florestais, mapeamento e aspectos sócio-econômicos que culminará no Diagnóstico Florestal do Estado. Sergipe será o terceiro estado do país a fazer o inventário florestal e o primeiro do Norte e Nordeste.
Para o secretário Genival Nunes, é fundamental um diagnóstico florestal no estado. “A partir dele, teremos em mãos a realidade das florestas sergipanas. Teremos o maior prazer em entregar um diagnóstico que aponta pontos de proteção, recuperação e desenvolvimento florestal”, declarou.
Durante o treinamento da equipe, formada por técnicos da Semarh, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e demais técnicos de instituições convidadas, o consultor ambiental, Eliseu Toniollo, explicou sobre o Mapeamento Florestal e de como fazer o levantamento das áreas de vegetação florestal do estado.
O integrante do Projeto Conservação e Uso da Caatinga do Ministério do Meio Ambiente (GEF/MMA) e da Fundação Araripe, Francisco Barreto Campello, também ministrou uma palestra sobre a Importância dos Recursos Florestais para o Desenvolvimento da Região. Já no período da tarde, as palestras proferidas trataram de Metodologias do Mapeamento (material, classes de mapeamento).
Programação
Na quarta-feira, dia 12, o consultor Júlio Paupitz abordará o estudo socioeconômico que vai fazer a analise institucional da situação dos recursos florestais e a utilização disponível para o encaminhamento das ações de construção do plano florestal na região nordeste.
Já na quinta-feira, 13, o professor José Arimatéa ensinará o processo de elaboração de um Programa Estadual de Florestas e também mostrará como fazer o uso das informações dos diagnósticos na elaboração do Programa Florestal.
Na sexta-feira, 14, último dia do evento, o consultor Leonardo Ferreira falará sobre o Estudo de Consumo de Metodologia do Estudo de Consumo de Produtos Florestais. No período da tarde será realizado o exercício de Aplicação dos Questionários do Estudo de Consumo de Produtos Florestais.
Presenças
Participaram do evento o superintendente do Ibama, Manoel Rezende; a superintendente de Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Santana e representantes da Fundação Araripe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Técnicos do Estado iniciam capacitação para realizar Diagnóstico Florestal de SE – Fotos: Arthur Soares / Semarh