Técnicos do BNDES elogiam ações da Rede Cidade Criança da Prefeitura de Aracaju
A primeira etapa da visita se deu pela manhã em reunião realizada entre os técnicos do banco e a assistente social Marta Gama, secretária interina da Semasc. Nesta reunião, a equipe do BNDES juntamente com técnicos da Rede Cidade Criança discutiram os efeitos do Projeto Criança Cidadã, em termos quantitativos e qualitativos, no município de Aracaju. Já no período da tarde eles visitaram os projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o BNDES, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Ao visitar o Centro Integrado da Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família professor Gonçalo Rollemberg Leite (o antigo CSU da rua de Alagoas), os técnicos ficaram impressionados com a reforma que o centro sofreu recentemente. Crianças e adolescentes que participam da Oficina de Música do Projeto Criança Cidadã emocionaram os visitantes durante a recepção quando tocaram violão entoando a canção “Amigos para Sempre”.
Márcia Pires Ferreira, uma das representantes do BNDES, qualifica como proveitosas a reunião e a visita aos projetos. “A reunião foi muito importante no sentido de que estivemos juntos trocando informações sobre os resultados do projeto e pensando na sua implementação”, diz. “Achei isto aqui maravilhoso”, opinou, referindo-se à reforma do Centro Integrado da Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família.
Para a secretária interina da Assistência Social e Cidadania, Marta Gama, o Programa Criança Cidadã caracteriza-se como uma das mais importantes ações realizadas pela Semasc com a parceria do BNDES. “Essa parceria transformou o antigo CSU em Centro de Referência da Criança e do Adolescente em Aracaju, depois de sua reforma. E essa parceria foi possível graças, também, a administração municipal”, observa Marta. “Para viabilizar isso, o BNDES exige que o município seja idôneo, seja um município adimplente com o governo federal”, complementa a secretária.
O que é a Rede Cidade Criança?
O projeto Rede Cidade Criança é realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania para estruturar o atendimento à criança e ao adolescente da cidade de Aracaju. Ele é pautado em três grandes eixos: no eixo da Cidadania é trabalhada a capacitação dos recursos humanos; o eixo da Informatização inclui a implantação de Rede On Line, um portal da Internet, que interligará todas as instituições sociais de Aracaju que trabalham com crianças e adolescentes.
O último eixo é o da Sustentabilidade, sendo o FMDCA – Fundo Municipal de Direito da Criança e do Adolescente – um dos meios de captação de recursos financeiros da Rede, funcionando como instrumento de capacitação de recursos humanos, que tem como fonte de receitas doações de pessoas físicas e jurídicas. E para que você tenha uma ação solidária cidadã não dê esmola, deposite no FMDCA, o número da conta é 300.046-5 e agência 011.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Técnicos do BNDES elogiam ações da Rede Cidade Criança da Prefeitura de Aracaju – Fotos: Márcio Dantas AAN