[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta quarta-feira, 24, uma comitiva de técnicos do Banco Mundial e representantes do Consórcio Hospitalar da Catalunha, na Espanha, participaram de uma reunião onde conheceram o projeto de Reforma Sanitária que está sendo implementado pelo Governo do Estado. O encontro ocorreu no Palácio dos Despachos e contou com a presença do governador em exercício, Belivaldo Chagas, da primeira-dama, Eliane Aquino, e da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, que fez a apresentação do projeto, dentre outros secretários e técnicos do Governo.

O Banco Mundial vai financiar, numa parceria com o Ministério da Saúde, a implantação do programa Qualisus Redes, que visa apoiar o desenvolvimento articulado de redes assistenciais no Sistema Único de Saúde (SUS), perfazendo, ao longo de quatro anos, um investimento superior a um bilhão de dólares. O projeto prevê o financiamento de redes articuladas em 15 estados brasileiros, que serão selecionados através de concorrência. 
 
Qualquer Estado poderá apresentar até dois projetos a uma comissão técnica que selecionará 15 projetos que serão financiados no período de dois anos. O financiamento de cada projeto é de aproximadamente quatro milhões de dólares.
 
Apresentação

A secretária Mônica Sampaio iniciou a apresentação destacando a modificação do modelo de gestão na atual administração, a definição de prioridades, e a busca da promoção da inclusão social pelo direito e pela renda. Ela também fez uma descrição detalhada da situação em que foi encontrada a saúde e expôs os princípios que norteiam a Reforma Sanitária implementada na saúde em Sergipe, explicitando as características das duas fases.

“Na primeira fase, elaboramos as bases jurídicas da reforma com definição do âmbito de governança do sistema, da política de investimentos e da implantação das Fundações Estatais”, explicou Mônica Sampaio. “Já na segunda fase, partiremos para o desenvolvimento da Rede Interfederativa de Serviços, a implantação dos seus instrumentos operativos visando a integração das redes especializadas com atenção primária, atenção especializada, atenção hospitalar e de urgências e atenção psicossocial”, complementou a secretária, que focou em pontos de convergência entre o plano desenvolvido em Sergipe com as ações do Banco Mundial.
 
Ainda segundo a secretária, a segunda fase da Reforma Sanitária também contempla ações buscando o aumento da capacidade de governo para produção dos resultados e na viabilização de um sistema de governança interfederativa para planejamento, normatização, financiamento, gerenciamento e produção articulados.
 
Na sequência, o economista sênior do Banco Mundial, que liderava a comitiva, Michele Gragnolati, apresentou as diretrizes do Qualisus Redes, além de outras iniciativas desenvolvidas pela instituição que visam apoiar ações de educação, saúde e proteção social no país.

Avaliação positiva

Segundo Gragnolati, o plano desenvolvido em Sergipe, com foco na integração dos sistemas de saúde, pode se tornar uma referência nacional. “Eu ainda conheço pouco o Brasil, pois só estou aqui há dois anos, mas do que eu conheço, esse plano de integração dos sistemas de saúde é o que há de mais avançado. Fui realmente supreendido pelo trabalho que já foi feito em Sergipe, e pelo plano ambicioso apresentado que visa criar essa governança interfederativa. Parabéns ao Governo de Sergipe pela iniciativa”, sentenciou o economista, que é italiano, mas percorre diversos países da América Latina a serviço do Banco Mundial.

Segundo ele, a partir do que foi apresentado, há perspectivas concretas para a inserção de Sergipe no Qualisus Redes. “A secretária, pelo que descreveu, deixou claro que Sergipe está em plenas condições de participar dessa iniciativa que prevê o apoio às redes estaduais. Além disso, estamos à disposição para desenvolver outras atividades de interesse do governo”, salientou Michele Gragnolati.

Já o governador em exercício, Belivaldo Chagas, destacou a importância da apresentação realizada pela secretária da Saúde e pela equipe do Banco Mundial visando a conquista de um novo patamar de atendimento e gerenciamento para a saúde pública. “Só podemos fazer uma avaliação positiva desse encontro, pois pudemos evidenciar a nossa preocupação com a realização de um trabalho integrado, onde as ações conjuntas poderão fazer com que tenhamos resultados mais positivos”, apontou Belivaldo.

Segundo ele, essa iniciativa vai justamente de encontro a uma linha de pensamento do governador Marcelo Déda na busca de buscar oferecer cada vez mais um melhor atendimento à população do estado. “Acreditamos que ficou claro que o Governo do Estado buscou cumprir o seu papel nesse primeiro governo, onde está se conseguindo formatar uma maneira de trabalhar a saúde criando redes. Mostramos que primeira etapa foi para arrumar a casa e agora partiremos para a busca de resultados cada vez mais positivos. Portanto, saímos desse encontro com o Banco Mundial com a certeza de que essa parceria poderá produzir frutos”, avaliou o governador em exercício.

Presentes

A primeira-dama Eliane Aquino fez questão de transmitir uma saudação do governador Marcelo Déda para os representantes do Banco Mundial, explicando que ele desejava participar do ato mas, devido a uma forte gripe, não pôde acompanhar o encontro. Ao final da reunião, ela presenteou o líder da comitiva da instituição com o livro “Imagens de Sergipe – Do Litoral ao Sertão”, e com os kits da campanha “Sergipe Contra o Crack”, e do programa “Mídia Jovem”.

Também acompanharam a reunião, o secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, a secretária da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Lucia Silva, os secretários adjuntos da Fazenda, Fernando Marcelino, da Secretaria de Planejamento, Ana Cristina Dias, o assessor econômico do Governo do Estado, Ricardo Lacerda, o presidente da Pronese, Carlos Hermínio Oliveira, dentre outros técnicos.

Integrando a equipe do Banco Mundial, participaram a consultora sênior, Maria Madalena dos Santos e o diretor de Consultoria do Consórcio Hospitalar da Catalunha, Luis Segu, entre outros representantes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.