[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Programa de Biodiesel e o Banco de Sementes entraram como os principais temas dentro da pauta de discussão da reunião quinzenal dos técnicos dos escritórios municipais e regionais da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). A ação faz parte do projeto de conscientização da participação dos profissionais do setor no processo de ampliações do Banco de sementes e dos cursos de capacitação dentro do Programa de Biodiesel. A reunião foi realizada na última segunda-feira, 5.

Na avaliação do secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, o papel dos técnicos é decisivo no trabalho de conscientização do agricultor familiar para manter no próprio Estado os quantitativos necessários aos replantios a cada ano. "Os técnicos e os agricultores familiares são nossos principais parceiros nesse trabalho de resguardar as sementes de excelente qualidade no mercado interno para a próxima safra se tornará, gradativamente, independente do Governo", explicou Viana.

Em 2007, o Governo do Estado distribuiu 1.085 toneladas de sementes de milho, feijão, arroz e sorgo, sendo que 975 toneladas fora adquiridas pelo Governo junto à Embrapa e 110 toneladas foram fornecidas pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A iniciativa beneficia cerca de 40 mil agricultores familiares e assentados, onde cada família receberá 20 kg de sementes. Em contrapartida, os agricultores se comprometem a devolver, após a colheita, a mesma quantidade que será utilizada para formar o banco de sementes comunitário nas respectivas localidades.

"É dentro desse processo que entra a participação dos nossos técnicos, na tarefa de ampliar a área de ação do Banco de Sementes a todos os municípios sergipanos vocacionados para as culturas de milho e feijão", acrescentou o diretor técnico da Emdagro, Jodemir Pires.

Biodiesel

Aprofundar os conhecimentos sobre as culturas que estão sendo focadas para o programa de Biodiesel, principalmente o girassol, é um dos pontos relevantes citados pelo secretário de Estado a Agricultura para a produção satisfatória dentro do Programa de Biodiesel. "É importante enfatizar também a necessidade dos trabalhos serem instruídos pela Embrapa, para que o agricultor desenvolva sua produção de acordo com a vocação de cada região", indicou Paulo Viana.

"Os cursos de capacitação devem continuar estimulando os agricultores para que se organizem urgentemente em cooperativas ou associações. Isso tornará mais prática e rentável a venda da produção à Petrobras, facilitando desta forma o retorno do trabalho executado", explicou o secretário, ao citar a parceria com a Petrobras, que garante a compra da produção.

Também participaram da reunião o representante do Sergipe Tecnológico, Ashton Vital Brasil, e da Petrobras, Lia Santana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.