Técnicos discutem formação de grupo gestor para o programa Frutos da Terra
Na tarde desta segunda-feira, 7, técnicos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) se reuniram com os parceiros para viabilizar a formação do comitê do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Frutos da Terra e colocar em pauta adesões, metas e plano de ações para o programa.
Compareceram representantes da Emdagro, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Sergipe (UFS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Embrapa, Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), Centro de Estudos Aplicados em Saúde (Ceas) e Cooperafes.
Na reunião, buscou-se aprofundar a elaboração do regimento interno e a apresentação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), enfatizando os gêneros alimentícios da agricultura familiar. “O regimento interno vem para incrementar políticas com condições de operacionalização”, destaca a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), Vânia Junqueira.
Durante a exibição do PNAE foram apresentados os objetivos, conceito, conquistas, dados quantitativos e propostas do programa, que visa promover, executar e controlar serviços de assistência, garantindo ao aluno da Educação Básica a alimentação escolar para melhorar as condições nutricionais, os hábitos alimentares e a capacidade de aprendizagem.
“A situação está melhorando. Já temos três nutricionistas para cuidar da alimentação dos alunos. Nossa merenda é considerada uma das melhores do Brasil. A Seed compra os gêneros alimentícios e o fornecedor entrega diretamente nas unidades escolares e realiza o processo de chamamento público específico para os agricultores familiares”, explica a diretora do Departamento de Alimentação Escolar do Estado, Ednéia Sobral.
Sobre a consolidação do PAA, a Superintendente Regional da Conab, Rose Pondé, afirmou que a questão do momento é aprimorar as ações e o controle social do PAA com doações simultâneas. “É um eixo de inclusão produtiva rural fundamentado a partir do Programa Brasil Sem Miséria. Há que inserir e buscar essas pessoas, além de executar prioridades específicas para atender um público concentrado”.
PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é, nacionalmente, uma das ações mais importantes para beneficiar os agricultores familiares e a população que depende de instituições como creches, escolas e asilos para se alimentar bem. Em Sergipe, o PAA recebe o nome de Frutos da Terra porque valoriza o que é produzido por agricultores locais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Técnicos discutem formação de grupo gestor para o programa Frutos da Terra – Fotos: Ascom/Seides