[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante a manhã desta sexta, 4, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil fizeram uma reunião técnica sobre a rede de eventos Hidrológicos Críticos e do Sistema de Previsão de Inundações que foi adquirida pela Semarh, através da Agência Nacional de Águas (ANA), num valor de R$ 1,5 milhão, visando alertar a população sergipana nas tomadas de decisões de eventos críticos como secas e inundações e especialmente, a previsão de cheias, evitando prejuízos materiais e perdas humanas. A reunião aconteceu na sala de situação da Defesa Civil.

Durante a reunião o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, e o geólogo da Semarh/SRH, João Carlos Rocha, destacaram a importância das redes hidrometeorológicas, através das estações de monitoramento que foram instaladas ao longo dos cursos dos rios nas bacias, em locais estratégicos, permitindo o monitoramento e a coleta de dados para análises e difusão em tempo real.

“As estações tem como finalidade coletar e armazenar as informações de chuva e vazão dos rios sendo transmitida em tempo real, via satélite, para a sala de situação de alertas, em que o sensor coleta os dados a cada 15 minutos sendo transmitida de uma e uma hora”, diz João Carlos, afirmando que essas informações serão disponibilizadas através do sistema hidrológico no site da ANA, obtendo dados sobre o nível do rio e das chuvas.

O geólogo informa ainda que nos municípios mais afetados pelos eventos críticos serão colocadas duas placas informativas: uma na estação e outra no local com risco de inundação com o objetivo de informar a população local sobre a importância da preservação e conservação das placas e das estações para o monitoramento das informações hidrometeorológicas .

Sala de Situação

João Carlos informa ainda que dentro da sala de situação haverá um técnico da Defesa Civil responsável por receber os boletins de avisos de eventos extremos que venham ocorrer em algumas bacias hidrográficas, selecionados pela equipe da Semarh. “Esse profissional, assim que receber essas informações, deverá de imediato entrar em contato com a própria Defesa Civil para tomar as devidas decisões junto à comunidade, evitando assim alguma catástrofe”, destaca.

Pontua ainda que dentro da sala de situação, além da presença de um técnico da Defesa Civil contará também com um coordenador, engenheiro hidrólogo, meteorologista, profissional de comunicação, um programador analista, um especialista em geoprocessamento e um técnico para a manutenção corretiva e instalação da rede de monitoramento.

“Não há dúvidas de que com o suporte do material investido na área de meteorologia, monitoramento e a previsão do tempo haverá um melhor acompanhamento de previsão de tempo e clima, e conseqüentemente, uma informação mais precisa à população mediante alerta a ser dado a Defesa Civil. Creio que esse trabalho só vai ter resultados esperados, mediante a nossa parceria com esses órgãos, criando assim um grupo de trabalho através da sala de situação que será utilizada tanto pela Defesa Civil estadual quanto a municipal”, comemora o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha.

Em seguida, o coronel Mendes fez uma menção sobre os efeitos da chuva que aconteceram em maio do ano passado, causando grande destruição à população sergipana, destacando que com a instalação das estações hidrometeorológicas telemétricas e da sala de situação Sergipe, através do Governo do Estado, estará dando um grande passo para prevenir e alertar os eventos críticos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.