Técnicos da Semarh e Adema conhecem Sistema de Informações Nacional para Resíduos Sólidos
Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) estiveram reunidos nessa última segunda-feira, 15 de julho, junto ao consultor do Ministério do Meio Ambiente (MMA) Braulio Gottschalg Duque, a fim de tratar sobre o Sistema de Informações Estaduais dos Resíduos Sólidos do país. O evento ocorreu na sede da Semarh.
A reunião foi uma solicitação do MMA com a perspectiva de o Estado de Sergipe levantar um Banco de Dados sobre o diagnóstico dos Resíduos Sólidos de Sergipe e agregar informações no Sinir (Sistema de Informações Nacional para os Resíduos Sólidos). O Sinir é um dos Instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída pela Lei no. 12.305, de 2 de agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto no. 7.404, de 23 de dezembro de 2010.
Explicando o funcionamento do Sinir, disse que ele será somado ao Inventário de Resíduos que se somará ao Sistema Declaratório Anual de Resíduos Sólidos, o qual será preenchido e atualizado pelas indústrias, sinalizando a origem, transporte e destinação final dos resíduos.
Para garantir essa estrutura, o Ministério do Meio Ambiente apoiará os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os respectivos órgãos executores do Sisnama na organização das informações, no desenvolvimento dos instrumentos e no financiamento das ações voltadas à implantação e manutenção do Sinir, além de manter, de forma conjunta, a infraestrutura necessária para receber, analisar, classificar, sistematizar, consolidar e divulgar dados e informações qualitativas e quantitativas sobre a gestão de resíduos sólidos.
Os entes federados disponibilizarão anualmente ao Sinir as informações necessárias sobre os resíduos sólidos sob sua esfera de competência. Após reunir-se com técnicos da Semarh e da Adema, o consultor apresentou a proposta do Sinir ao secretário da Semarh, Genival Nunes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Técnicos da Semarh e Adema conhecem Sistema de Informações Nacional para Resíduos Sólidos – Fotos: Ascom/Semarh