Técnicos da Secretaria de Saúde da Bahia conhecem nova realidade do HUSE
Um grupo de profissionais da Secretaria de Saúde da Bahia visitou durante toda esta segunda-feira, 22, o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). Ricardo de Gouveia, diretor da Rede Própria Hospitalar, e o assessor técnico Leandro Barretto vieram conhecer de perto algumas medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pela direção do HUSE que vêm modificando a realidade no atendimento do maior hospital público de urgência e emergência de Sergipe.
Os técnicos vieram buscar informações especialmente sobre a implantação do sistema de atendimento horizontal no Pronto-Socorro do HUSE. A medida adotada pela atual gestão têm contribuído não apenas para reduzir as taxas de ocupação da unidade, mas também melhorar significativamente o atendimento aos pacientes.
"Nós ficamos sabendo da experiência do HUSE e do impacto positivo que ela teve nas internações aqui do Pronto-Socorro. Pelo que pudemos constatar, já não há mais a grande quantidade de pacientes nos corredores que havia antes", disse Leandro Barreto, que durante seis anos atuou na Secretaria de Saúde de Aracaju como coordenador da rede de urgência da capital sergipana.
De acordo com o assessor técnico da Rede Hospitalar Própria, que administra 42 hospitais do Estado na Bahia, a visita vai permitir estudar como a experiência do atendimento horizontal do HUSE poderá ser aproveitada pela Secretaria de Saúde baiana. "Há sob a administração da Rede Própria pelo menos oito hospitais iguais ou maiores que o HUSE mas, do ponto de vista da dinâmica, queremos ver como podemos utilizar a experiência de Sergipe", ressaltou Barreto.
A diretora-técnica do HUSE, Lycia Diniz, enfatizou a importância dessa troca de experiência entre os dois Estados, tendo em vista que muitas das medidas adotadas no HUSE, como a criação do Grupo Gestor de Leitos e a implantação do atendimento horizontal, são fruto de ações já experimentadas em outros hospitais brasileiros.
"Embora cada hospital tenha uma singularidade, muito do que está sendo feito hoje no HUSE também já foi testado com sucesso em outros hospitais", afirmou. "E ver uma experiência que está funcionando realmente dá ânimo para prosseguir com o projeto", avaliou Lycia.
Equipe horizontal
Inicialmente chamado de atendimento intensivo em área aberta porque destinava-se apenas a assistir os pacientes graves que necessitavam ventilação mecânica, suprindo assim também o carência de leitos de UTI, a criação da equipe horizontal, a partir de 1º de outubro, foi estendida a todo o Pronto-Socorro do HUSE.
Integrada por clínicos gerais com especialidade em várias áreas da Medicina como intensivistas, nefrologistas e endocrinologistas, a equipe horizontal garante atendimento integral ao paciente em plantões diários de seis horas cada – das 7h às 13h e das 13h às 19h. O atendimento atinge tanto os pacientes que estão nos boxes, quanto nos leitos extras do PS.
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