Técnicos da Fundação Roberto Marinho capacitam educadores da rede estadual
Nesta terça-feira, 17, e na quarta-feira, 18, técnicos da Fundação Roberto Marinho estarão em Aracaju, no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP), capacitando um grupo de educadores da rede pública estadual que trabalham com meio ambiente, para que eles possam contribuir com o desenvolvimento do projeto ‘Caminho das Águas’. Desenvolvido através de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e a Agência Nacional das Águas (ANA), o projeto visa à implantação e o desenvolvimento da educação ambiental entre a comunidade escolar.
Durante dois dias, os participantes da capacitação conhecerão a proposta do programa, que inicialmente atenderá 40 escolas e 2.500 alunos sergipanos, principalmente das cidades que estão localizadas na região do baixo São Francisco. Eles vão discutir as diretrizes do projeto de forma a observar a melhor forma de estruturá-lo em suas escolas, participar de vivências e finalmente elaborar um plano para envolver multiplicadores.
Caberá à SEED dar o suporte necessário para que os coordenadores possam desenvolver o projeto em suas localidades. Com um kit ofertado pela Fundação, com um CD de composições de Gilberto Gil, Guilherme Arantes, Paulinho da Viola e Augusto Jatobá, todas ligadas à temática, programas televisivos, cadernos de orientação, mapa das regiões hidrográficas e CD com jogos interativos, os parceiros acreditam que estarão auxiliando a implementação da educação ambiental na prática educativa.
De acordo com a coordenação do projeto, as escolas de Sergipe terão até 30 de agosto de 2008, para encaminhar à Fundação Roberto Marinho o resultado dos trabalhos, que deverão ter sido executados de forma interdisciplinar.
"A estratégia consiste na concepção e aplicação dos materiais educativos distribuídos nas regiões das bacias hidrográficas", explicou o coordenador de Educação Ambiental da Fundação, Ricardo Pontes, referindo-se aos rios Paraíba do Sul, Doce, Piracicaba, Capivari, Jundiaí e São Francisco. Ricardo afirmou que o conteúdo do projeto conta ainda da criação de atividades pedagógicas junto aos pais e à comunidade.
A técnica do Núcleo de Educação de Diversidade e Cidadania do Departamento de Educação da SEED, Conceição Cruz, disse que a implantação do projeto ‘Caminho das Águas’ nas escolas da rede estadual é resultado de um trabalho iniciado em 2007 pela Secretaria da Educação, visando contemplar a escola pública com trabalhos importantes que tratam do uso correto e das formas de prevenção da água.
Expectativa
A professora de Biologia do Colégio Estadual Leandro Maciel, Silvânia Freitas, é uma das participantes da capacitação. Responsável pelos trabalhos que tratam da educação ambiental, Silvânia disse estar bastante ansiosa para ver que tipo de alternativas terá para trabalhar com seus alunos. "Queremos novas opções para sensibilizar os alunos objetivando fazê-los entender que essa preocupação deve ser tida dia a dia e de forma individual", disse a professora.
Vindo da região do baixo São Francisco, o professor de Educação Física Ádrio Silva, que exerce a função de coordenador de Educação Ambiental da Diretoria Regional de Educação 7, também participa do treinamento. Segundo ele, as escolas da região já estão em consonância com a proposta e desenvolvem, por conta própria, ações voltadas para a educação ambiental. "Estamos sempre buscando trabalhar a sensibilização dos professores sobre a importância do tema. Realizamos até uma caminhada para a Serra de Itabaiana, com professores do Colégio Maria das Graças Menezes Moura, de Itabi", ressaltou o coordenador da regional.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Técnicos da Fundação Roberto Marinho capacitam educadores da rede estadual – Foto: Juarez Silveira/SEED