[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com objetivo de refletir e construir coletivamente propostas na perspectiva da elaboração do Planejamento 2013, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou nos dias 13 e 14 deste mês, em Nossa Senhora da Glória, dois encontros com 69 participantes entre técnicos locais, agricultores familiares, assentados de reforma agrária, assessores técnicos, coordenadores e diretorias. Na pauta foram abordados conteúdos que nortearam todo o processo de trabalho da Empresa na região, sobretudo os programas, os projetos e as atividades desenvolvidas, os arranjos produtivos da pecuária leiteira, das raízes e tubérculos.
 
Os trabalhos com os agricultores tiveram como base quatro questões que tratavam das principais atividades econômicas, das dificuldades para manutenção das atividades, da participação das associações no enfrentamento dos problemas e a expectativa em relação à atuação da extensão rural. Durante a apresentação dos trabalhos realizados pelos grupos tanto dos agricultores como dos técnicos, algumas questões foram destaques nos avanços da exploração da cana de açúcar onde muitos agricultores familiares estão deixando a diversificação e arrendando suas terras para o plantio da cultura, alta incidência na aplicação de agrotóxico o que prejudica a exploração da apicultura na região.
 
Outros pontos abordados são o avanço da ovinocaprinocultura, a qual requer uma ação mais sistemática da extensão rural, e a multiutilidade da mandioca, por requerer um olhar diferenciado da Ater. Ainda na reunião, definido a realização de encontros para a elaboração de relatório sobre aos eventos, discussão e preenchimento das planilhas pelas equipes locais no prazo de 30 dias.
 
O presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, esteve presente na reunião e destacou sua relevância. “A importância dos eventos realizados fica patente à mudança de enfoque na estratégia de planejamento, já que está sendo pensada e valorizada a participação interativa dos agricultores familiares, assentados de reforma agrária e técnicos no processo de discussão, socialização, elaboração de propostas, demandas e encaminhamentos que irão compor o planejamento da Emdagro em 2013”.
 
Para a assessora da Emdagro na região, Abeaci dos Santos, “a estratégia de reunir extensionistas e o público da Ater, para construir o planejamento da empresa, tem sido um grande desafio no estabelecimento de relações importantes de co-responsabilidade a qual revela uma ação pedagógica que se diferencia de uma ação comum, porque existe uma intencionalidade de quem está realizando essa ação”.
 
 “A gente está recomeçando um trabalho, por isso, precisamos ter muita atenção e verificar o que vamos colher em 2013 dessa reunião, porque muitos problemas foram colocados e isso foi importante”, frisou a agricultora familiar, do Povoado Ascenso em Nossa Senhora das Dores, Adenilda Andrade da Silva.
 
Já na visão do presidente Feacom Porto da Folha, Valdemir Pereira Lima, o encontro foi uma abertura que a Emdagro proporcionou aos agricultores e agradece pela oportunidade de está contribuindo com o planejamento da empresa para o próximo ano. “A iniciativa da Emdagro em abrir as suas portas para planejar junto com o seu público e de ouvir suas demandas, só fortalece a agricultura no nosso Estado”, reforçou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.