Técnicos da Anvisa avaliam ações da Vigilância Sanitária estadual
A Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária (Divisa) recebeu nesta sexta-feira, 14, técnicos do Núcleo de Descentralização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para avaliação do Plano de Ação em Vigilância Sanitária de 2009. Na reunião, que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), os técnicos da Anvisa puderam observar as ações já executadas pela Divisa e propor melhorias para qualificar sua atuação.
O Plano de Ação em Vigilância Sanitária é um instrumento em que são relacionadas todas as ações que a Divisa pretende realizar durante o período de um ano. No plano, devem estar contidas também as atividades a serem desencadeadas, as metas e a avaliação dos resultados esperados, assim como verificar recursos implicados e os responsáveis e parcerias necessárias para a execução das ações.
Segundo Oswaldo Miguel Júnior, técnico da Anvisa, o plano elaborado em Sergipe está cada vez mais eficiente. “As Vigilâncias Sanitárias elaboram ações e a Anvisa acompanha para qualificá-las. Na equipe da Divisa, tem técnicos qualificados que coordena e apoia os municípios a elaborarem planos de ação cada vez mais qualificados”, destacou.
O plano elaborado, com todas as ações descritas, facilita a pactuação com os municípios. A ferramenta deve ser monitorada e avaliada, uma vez que o conteúdo pode ser utilizado para a elaboração de instrumentos, como o PlanejaSUS e o próprio Plano de Ação do ano seguinte, que deve se subsidiar nas diretrizes, prioridades e iniciativas do Pacto pela Saúde e da política estadual de Saúde.
Segundo o diretor da Vigilância Sanitária estadual, Antônio Pádua Pombo, o principal ponto do Plano de Ação de Sergipe para 2010 é fortalecer as capacitações dos técnicos das vigilâncias municipais. “Através desses treinamentos, eles serão motivados a realizarem ações de baixa complexidade, liberando a equipe da Divisa para realizar mais apoio técnico e ações de alta complexidade”, disse Pádua.
Quanto à atuação efetiva das vigilâncias municipais, o técnico da Anvisa ressaltou a importância delas. “Os gestores municipais deveriam se sensibilizar mais para as ações de Vigilância Sanitária, pois elas não são onerosas para o sistema de saúde e são fundamentais para a proteção da saúde da população”, enfatizou Oswaldo Júnior.
- Técnicos da Anvisa avaliam ações da Vigilância Sanitária estadual – Fotos: Márcio Garcez/SES