Técnicos avaliam ações da Emdagro no Centro Sul sergipano
O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Gismário Nobre, reuniu-se, em Boquim, com supervisores, assessores e técnicos dos escritórios da empresa na região, para avaliar as ações já realizadas ao longo desse ano, sobretudo, quanto à execução das políticas públicas para a agricultura familiar.
Na ocasião, a assessoria de Planejamento apresentou os resultados alcançados dos escritórios até o início de setembro, fazendo uma avaliação analítica e quantitativa entre o que foi planejado, o executado, os fatores que interferiram no alcance das metas e providências que deverão ser tomadas para o seu cumprimento. Segundo, o coordenador de Planejamento, Adilson Cavalcante, até o inicio de setembro de 2013 foram assistidas 5.635 famílias rurais, o que representa um índice de 71 % do que foi planejado. Ele destacou ainda, os programas que têm a participação decisiva e direta da Emdagro em parceria com outras instituições, como o Programa Mão Amiga, a Distribuição de Sementes, a Citricultura, Ações na Agroecologia, a Aquisição de Alimentos (PAA), o PNAE, as OCS e as Feiras da Agricultura Familiar, entre outros. “Todos esses programas tiveram avaliação positiva durante a análise destas ações”, completou.
Ainda na reunião, foi dada ênfase à situação dos Arranjos Produtivos da Citricultura e da Mandioca, duas importantes culturas da região. Para a citricultura, ficou definida a elaboração de um documento que retrate a atual realidade da citricultura, documento este onde deverão ser incluídas sugestões que norteie as ações da empresa na região a curto, médio e longo prazo. Já para a cultura da mandioca, o arranjo está trabalhando um levantamento das casas de farinha, a elaboração de um treinamento para produtores e técnicos, linhas de pesquisa e principalmente a distribuição de manivas da variedade kiriris, variedade esta tolerante a podridão da raiz, hoje um sério problema nas regiões produtoras de mandioca.
“Este ano foram distribuídas manivas para o plantio de 92 hectares de bancos de multiplicação de manivas sementes, abrangendo 23 municípios do estado. Estas manivas, produzidas em áreas da Emdagro no Centro de Treinamento de Boquim e na Estação Experimental de Antônio Martins, além de uma propriedade particular em parceria com a Emdagro, em Lagarto, servirão para o plantio de novas áreas de mandioca em 2014”, detalhou o diretor de Ater da Emdagro, Gismário Nobre.