Teatro Tobias Barreto abre as portas para mais uma oficina de artes cênicas
Na manhã desta segunda-feira, 22, cerca de 30 profissionais, estudantes e interessados no universo das artes cênicas fizeram um verdadeiro passeio pelos bastidores do Teatro Tobias Barreto para conhecer todo o aparato técnico de iluminação do espaço cênico. O momento marcou a abertura da oficina de Iluminação, que prossegue até sexta-feira, dia 26.
A oficina é uma realização da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Sebrae/SE e Senac/SE e que integra o macro projeto da Secult, ‘Sergipe em Cena’. Durante toda a semana, das 8h às 12h, os participantes conheceram os aspectos técnicos e práticos da iluminação cênica, conhecimentos que serão passados pelo iluminador Sérgio Robson, que atua no TTB e possui vasta experiência na área.
A iniciativa tem por objetivo capacitar profissionais em Sergipe para atuar nessa área. Mesmo aqueles que já trabalham com iluminação, como é o caso de Elkson da Silva, não perderam a oportunidade de adquirir novos conhecimentos.
“Já atuo há quase cinco anos auxiliando na parte de iluminação no Teatro Tobias Barreto. Estou sempre disponível para quebrar uns galhos, mas ainda tenho muita coisa para aprender, por isso resolvi aproveitar essa oportunidade”, afirma Elkson.
Assim como Elkson, Alisson Oliveira e Rodrigo de Carvalho também trabalham no TTB e viram na oficina uma excelente chance de adquirir novos conhecimentos. Quem também resolveu participar do curso foi a estudante de audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Janaína Vasconcelos.
Apesar do seu interesse maior ser na área da fotografia, Janaína acredita que conhecendo um pouco de iluminação cênica, pode aprimorar seu trabalho com as imagens. “Acho muito interessante essa área de iluminação cênica. Eu conheço um pouco de iluminação de estúdio, mas no teatro é tudo bem diferente”, destaca a estudante.
Para a bailarina Maíra Magno, o momento inicial do curso de reconhecimento do aparato técnico e dos bastidores do TTB, foi muito importante. “Eu não tinha a noção a exata do tamanho da caixa cênica do teatro. Quando a gente dirige um espetáculo não precisa ter todo esse conhecimento técnico e transitar por todos esses setores. Foi um passeio surpreendente”, ressalta.
Cursos
O curso de Iluminação é o segundo de uma série que contemplará os profissionais de artes cênicas de Sergipe. Na última semana aconteceu o curso de Sonorização e entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro acontece o curso de Cenografia. A última oficina, de Dramaturgia, será realizada de 06 a 09 de novembro.
Dentre todos os estados, Sergipe foi o único contemplado pela Funarte com quatro oficinas, o que, segundo o secretário adjunto da Cultura, Marcelo Rangel, coloca o Estado numa posição de destaque. “Isso é resultado da articulação da Secult e das reivindicações da classe artística”, destaca.
Ainda segundo Rangel, a Secult já está trabalhando em cima de outras demandas dos profissionais das artes cênicas para a realização de oficinas em outras áreas no próximo ano, a exemplo de ‘Produção Teatral’. Para ele, o interesse da classe artista e a grande procura pelas oficinas também tem sido um grande diferencial em Sergipe, o que contribui para que novas ações como essas sejam realizadas no Estado.
A viabilização dessas ações, que contribuem para o crescimento das artes cênica em Sergipe, só tem sido possível graças ao Programa Nacional de Oficinas da Funarte e às parcerias firmadas pela Secult com o Sebrae/SE e Senac/SE.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Teatro Tobias Barreto abre as portas para mais uma oficina de artes cênicas – Cerca de 30 pessoas participam da oficina (Fotos: Ascom/Secult)