[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Além do trabalho de campo realizado diariamente pelos Agentes Comunitários de Saúde, eles encontram tempo para se dedicar à arte através do teatro. Com o projeto A Arte de Prevenir é Melhor que Remediar foram montados espetáculos teatrais, em forma de esquetes, com o objetivo de fortalecer a ação preventiva com o uso da linguagem teatral.

Nos últimos meses, o historiador e arte-educador Dino dos Santos, conhecido pelo seu desempenho nos espetáculos ”O Senhor dos Labirintos” e “Chico Rei”, além de já ter desenvolvido por mais de dez anos trabalhos teatrais em comunidades carentes de Aracaju, está realizando um trabalho de manutenção dos espetáculos já existentes e desenvolvendo outros.

Muitos agentes de diversas unidades de saúde estão engajados nesse projeto. Uma vez por mês todos eles se encontram para trocar experiências e as oficinas acontecem uma vez por semana com cada grupo. Na Unidade de Saúde Humberto Mourão o tema trabalhado é o alcoolismo, na Elizabete Pita e Celso Daniel é a violência e na Santa Terezinha é a amamentação.

Em outras duas unidades o trabalho é diferente. Na unidade Amélia Leite, como ainda não há um tema, surgiu o interesse através dos agentes, de desenvolver um trabalho para ser aplicado com os grupos existentes da própria unidade, como por exemplo, o grupo de idosos, diabete e hipertensão, planejamento familiar, entre outros. Atualmente só participam os agentes de saúde, mas o objetivo é fazer com que todos os profissionais da unidade participem das oficinas de teatro.

Já na Unidade de Saúde Madre Tereza de Calcutá, no bairro Jabotiana, o número de participantes das oficinas é bem maior do que em qualquer outra unidade. Isso porque foi observado nos jovens que residem no bairro um alto índice de ociosidade, o que resulta por muitas vezes em casos de violência.

Assim, os profissionais da unidade convidaram os jovens da comunidade para participar das oficinas com o objetivo de elevar a auto estima e transformar a qualidade de vida deles para melhor, sempre através do trabalho teatral.

Para o professor Dino, esse trabalho tem sido bastante gratificante. “Os nossos alunos estão muito empolgados, através das nossas aulas eles estão reavaliando a qualidade de vida que têm e, além de trabalhar com o objetivo de educar os outros, eles estão se auto educando”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.