Teatro, dança e forró fizeram do Arraial uma grande festa
Foram 13 trios que estiveram animando os casais com um repertório repleto de grandes nomes da música nordestina como Luiz Gonzaga, Flávio José, Trio Nordestino e tantos outros que dignificam essa época tão esperada pelo povo. Trios que participam do Forró Caju há dez anos e outros que estrearam, fizeram com que muitos que saíam do trabalho passassem pelo Arraial e já ficassem num dos maiores São João do país.
E aparecendo como um espaço alternativo com programações para todo tipo de público, o Arraial trouxe ao Forró Caju outras áreas da cultura. A população pôde acompanhar apresentações de espetáculos de dança, de teatro, de grupos folclóricos que, dentro da temática junina, encenaram para um público diferente e num local também diferente. O Arraial é a preservação da tradição, das antigas festas de bairro, nas quais famílias se juntavam à beira da fogueira.
Esse foi o outro aspecto que o arraial consolidou. Aqui é uma festa familiar. Pais e filhos assistiram de perto a cultura sergipana. Samba de pareia, o boi-bumbá, brincadeiras de crianças nos quintais, fogos e as comidas típicas foram retratadas em apresentações ricas em detalhes, com figurinos coloridos e atrativos, lembrando a alegria que o momento vivencia.
Por aqui, passaram companhias de dança, de teatro e o consolidado Forró Doce Caju, na sua segunda edição, com a participação recordista de mil portadores de necessidades especiais. Instituições de toda a cidade e também do interior fizeram da tarde do dia 20 uma tarde de inclusão social através da cultura. Coordenadores ressaltaram a importância do momento para os especiais, que se viram totalmente incluídos na programação do maior evento junino do Estado.
“Todos que fizeram o Arraial do Forró Caju 2006 foram fundamentais para o sucesso do espaço que, a cada ano, traz novidades e vem ganhando notoriedade. Foram trios, companhias de dança e teatro, portadores de necessidades especiais, além da participação do Missão Criança, mostrando o aspecto social da festa. Estamos todos de parabéns. Só temos a agradecer a participação do público, de sergipanos e turistas, os maiores responsáveis por fazer do Forró Caju um dos maiores São João do mundo. E pode aguardar que, em 2007, a festa vai ser ainda maior”, disse Karlene Sampaio, presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).
A Prefeitura de Aracaju conta, além da Funcaju, com outros órgãos para a realização do Forró Caju, como Secom, Emurb, Emsurb, Samu, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Teatro
- dança e forró fizeram do Arraial uma grande festa – Fotos: Wellington Barreto