Teatro Atheneu está adaptado a pessoas com necessidades especiais
O Teatro Atheneu, um dos espaços dedicados a grandes apresentações culturais e artísticas de Sergipe, abriu suas portas para o público e artistas sergipanos no último dia 5 de março. Após a reforma, o espaço cultural tornou-se um dos poucos do Nordeste a atender todas as especificidades para a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais.
Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, foram ouvidas as associações de deficientes e atendidas as solicitações do Ministério Público, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“As mudanças são perceptíveis logo na entrada. Na calçada, pisos táteis e rampa de acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção facilitam o acesso dos portadores de necessidades especiais. No hall, o cainho tátil leva o portador de necessidade especial até os assentos, reservados entre os primeiros lugares”, explica a gestora.
Na platéia, há 18 cadeiras para obesos, distribuídas entre os assentos regulares. Para os cadeirantes, há marcações com presilha que prendem a cadeira de rodas, proporcionando segurança e conforto. Os banheiros também estão adaptados. Na entrada, a distinção de homem e mulher está escrita em braile e a barra na porta facilita a entrada de pessoas com necessidades especiais de locomoção.
Mas as mudanças não focaram apenas na frente das cortinas. Os camarins também passaram por reforma, ganharam portas mais largas e com barra, o piso foi nivelado (acabando com os degraus) e os espelhos estão na altura que possibilita os artistas conferirem a produção. Já na lateral do palco, foi instalado um elevador para que artistas ou mesmo o público possam subir ou descer da melhor forma.
Sobre a reforma e modernização
O que se vê hoje no teatro Atheneu é um novo e moderno teatro, fruto de um investimento que beira os R$ 3 milhões. Toda a parte estrutural passou por melhorias como a substituição do sistema de ar-condicionado, reforma da bilheteria, administração e hall de entrada, assentamento de carpete na parte da platéia, pintura interna e externa, além de reforma da cobertura.
Outras áreas que também receberam melhorias foram o assoalho do palco e o telhado, que estavam degradados pelo tempo; ajustes no projeto elétrico, que foi detalhadamente refeito; separação da parte hidráulica, sanitária e de esgotamento, que anteriormente era interligada ao Colégio Atheneu; e a troca do piso de mármore da escadaria de entrada.
A modernização diz respeito basicamente à instalação do equipamento cênico, que contemplou o mais antigo espaço cênico de Sergipe com o que há de mais moderno em iluminação e sonorização cênica.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Teatro Atheneu está adaptado a pessoas com necessidades especiais –