Tablets entregues pelo Governo do Estado já estão sendo usados em sala de aula
Um dia após terem recebido os tablets do Governo de Sergipe, os alunos contemplados já começaram a fazer o uso dos aparelhos como ferramenta pedagógica em sala de aula. Um dos mais empolgados na manhã desta terça-feira, 17, era o aluno Arlan Santos de Oliveira, do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Tobias Barreto. Para ele, o novo aparelho vai resultar numa evolução para a educação de Sergipe. “Acho que esses novos tablets simbolizam um grande salto da educação pública, porque não podemos nos prender a métodos de ensino medievais. Temos que saber utilizar as tecnologias disponíveis no mercado a nosso favor”, afirmou.
Os 2.781 tabletes foram entregues pelo governador em exercício, Jackson Barreto, e o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, em solenidade realizada na manhã na última segunda-feira, 16, aos alunos do 3º ano do ensino médio das 20 escolas de 15 municípios que melhor se classificaram no Enem do ano passado. No Colégio Estadual Tobias Barreto foram beneficiados 155 alunos.
A iniciativa faz parte do Projeto Tablets Educacionais que, em parceria com o Ministério da Educação (Mec), tem como objetivo proporcionar aos alunos e professores condições de acesso às novas tecnologias, bem como promover o acesso à internet. A maioria dos estudantes destacou que os tablets servirão como importante ferramenta de pesquisa.
A aluna Mariana Saturnino dos Santos disse que vai pesquisar os conteúdos que os professores recomendam em sala de aula. “Acho legal para a gente fazer pesquisas, porque muitos dos nossos colegas nem têm internet em casa; agora vai poder utilizar o tablet na escola. Vai nos ajudar muito na hora de estudar e fazer os trabalhos que os professores nos passam”, disse.
Ferramenta de pesquisa
A aluna Sônia Elizabeth Brown Santos Mellone passou boa parte da manhã desta terça-feira na biblioteca utilizando o seu novo tablet para fazer pesquisas. O seu colega, Michel Vitor dos Santos Silva, foi outro que aprovou a iniciativa. “Achei bem interessante, pois posso baixar livros gratuitos, romances. Gostei bastante da eficiência do aparelho. Vai nos auxiliar nos nossos trabalhos escolares”, disse.
Já a aluna Aieire Suan ressaltou que os tablets darão uma nova dinâmica às aulas. “Vai ser melhor para os nossos estudos e para a nossa aprendizagem, a gente não vai precisar copiar tanto, vai nos facilitar bastante. Por enquanto estou aprendendo a mexer, mas já vi que a gente vai poder baixar algumas coisas bem interessantes com ele”, acentuou.
A aluna Jéssica de Souza considerou uma proposta “bem interessante” a utilização desse equipamento como ferramenta pedagógica. “Adorei as formas de leitura, de fazer exercício, achei bem legal, pois a gente não vai mais precisar copiar tanta coisa no caderno e a aula ficará mais dinâmica”, disse.
Quem também gostou foi Breno Silva Souza. Segundo ele, além da pesquisa, o aparelho vai facilitar a interação entre alunos e professores. “Eu gostei muito da praticidade do uso dele, é muito fácil de mexer. Creio que vai nos ajudar na forma de dialogar com os professores, trocar informações, pois nós também iremos ensinar aos professores a utilizar os tablets quando eles tiverem dúvidas. Vai nos ajudar muito”, afirmou.
Atualidade
A professora articuladora Sandra Correia de Santana ressaltou que os professores precisam também utilizar os tablets para acompanhar os alunos em suas tarefas. “Os jovens já estão inseridos nessa cultura cibernética. Os professores precisam acompanhar essa visão da atualidade, utilizando as redes sociais como ferramenta pedagógica. Então se os alunos gostam dessas redes, é importante utiliza-las pedagogicamente”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Tablets entregues pelo Governo do Estado já estão sendo usados em sala de aula – A estudante
- Aieire Suan (Fotos: Juarez Silveira/Seed)