Superintendente da SMTT representa prefeito em evento do Ministério das Cidades
O Sistema Cicloviário de Aracaju tornou-se referência para o Brasil, sendo considerado o melhor Projeto Cicloviário do país e premiado no Salão Duas Rodas, em São Paulo. E o reconhecimento desse trabalho foi uma promoção da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) e da Associação Brasileira dos Fabricantes, Distribuidores e Importadores de Peças e Acessórios (Abradibi).
Nos últimos anos, a Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana (Semob) tem apresentado para a sociedade o conceito de mobilidade urbana para a construção de uma cidade sustentável, estimulando assim o respeito aos pedestres, pessoas com deficiência, usuários de bicicleta, entre outros elementos na política de mobilidade das cidades. O município de Aracaju já vem trabalhando desde 2001 para esse modelo de cidade sustentável, mudando sua política de habitação transportes e Meio Ambiente. Um dos projetos que mais chamam a atenção em Aracaju é o moderno e seguro sistemas de ciclovias.
De acordo com o superintendente Bosco Mendonça, a administração municipal implantou uma nova estrutura no trânsito de Aracaju, criando um sistema seguro, completamente sinalizado e moderno para dar condições dos ciclistas se locomoverem da melhor forma possível pela cidade. “A administração municipal foi a única que teve uma visão para garantir o deslocamento apropriado dos usuários de bicicleta. Antes tínhamos dois trechos de ciclovias, e uma delas era interrompida de 100 em 100 metros pelos trilhos do trem, fazendo com que o ciclista saísse da pista, indo de encontro com os carros”, declara Bosco, acrescentando que esse é um sistema novo em que os usuários estão se adaptando às condições de acesso seguro. “Nós vamos ser a cidade brasileira que proporcionalmente vai ter o maior sistema cicloviário do Brasil”, ressalta.
O superintendente comenta ainda que a Prefeitura de Aracaju vem ampliando os investimentos na construção de novas ciclovias. “A construção das ciclovias trouxe, para a vida dos cidadãos, mais segurança, tanto para os que utilizam as vias, quanto para os motoristas que antes viviam se debatendo no trânsito com um ciclista ou outro”, afirma Bosco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Superintendente da SMTT representa prefeito em evento do Ministério das Cidades –