Superintendente da Semarh faz palestra no Ministério Público sobre o “Águas de Sergipe”
“O Programa Águas de Sergipe (PAS) tem como objetivo fortalecer o marco institucional e de políticas para a gestão integrada dos recursos hídricos e meio ambiente no estado de Sergipe, implementando por sua vez ações que contribuam para a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Sergipe, sob uma perspectiva integrada”. Essa foi à afirmação feita pelo superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Ailton Rocha, durante palestra promovida no Ministério Público de Sergipe para o Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Rio São Francisco e das Nascentes, bem como, às Promotorias de Justiça, realizada na manhã desta segunda-feira, 26.
Segundo Ailton Rocha o programa representa um marco na questão ambiental em Sergipe, com foco na área de recursos hídricos. “O Governo de Sergipe fez um acordo de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird – Banco Mundial), no valor de US$ 117,125 milhões, para promover o uso sustentável da água na bacia do Rio Sergipe, assim como a revitalização do rio, melhoria das práticas produtivas de manejo da água e do solo e da qualidade da água”, explicou.
“Com esses recursos o Governo do Estado vai garantir qualidade da água, proteção dos mananciais, além de regularizar e garantir a diminuição de perdas da água na irrigação, coleta e tratamento do esgoto e tratamento de resíduos sólidos”, afirmou o superintendente.
Ailton Rocha explicou ainda que, um dos objetivos específicos do PAS é o fortalecimento da gestão e a promoção do desenvolvimento institucional para o uso racional e sustentável dos recursos hídricos, consolidando assim, uma política de longo prazo para os setores hídricos e ambiental do estado de Sergipe. “Outra ação do programa é em relação à expansão e melhoria da infraestrutura hídrica e de saneamento ambiental da bacia hidrográfica do rio Sergipe, propiciando a recuperação, a proteção e o potencial aproveitamento sustentável de seus recursos naturais”, disse.
Benefícios
Outro ponto importante, mediante a execução do PAS, destacado pelo superintendente de recursos hídricos foi em virtude aos benefícios decorrentes promovidos pelo projeto. “Um desses benefícios se deu a partir do Sistema de Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos consolidados no estado, a melhoria da gestão da disponibilidade hídrica em Sergipe para os diversos usos, a redução nos índices de poluição em corpos hídricos na bacia hidrográfica do rio Sergipe, a preservação dos mananciais, a melhoria da eficiência operacional e do uso racional da água no saneamento e na irrigação na bacia hidrográfica do rio Sergipe”, destacou Ailton Rocha.
Milhares de pessoas em áreas urbanas e rurais do estado de Sergipe terão acesso a melhores serviços de água, através do Programa Águas de Sergipe, do qual os recursos possibilitarão o aumento do acesso à água potável e saneamento na Bacia do Rio Sergipe, a mais populosa do estado, bem como redução da poluição, promoção da agricultura mais eficiente e melhoria na capacidade de ter uma gestão mais integrada e mais resistente no setor de água.
“O PAS ajudará Sergipe a acompanhar com investimentos o ritmo de urbanização e crescimento econômico e populacional do estado, além da redução dos problemas de poluição e de escassez de água nas áreas urbanas e rurais”, frisou, finalizando que o projeto também está sendo utilizada para as obras de esgotamento sanitário de Aracaju e Barra dos Coqueiros, financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) como contrapartida.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Superintendente da Semarh faz palestra no Ministério Público sobre o “Águas de Sergipe” –