Superintendente da Conab elogia alimentos produzidos em Sergipe
A superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para os Estados da Bahia e Sergipe, Rose Edna Vianna Pondé, elogiou a boa qualidade dos alimentos produzidos pelos agricultores sergipanos. Para Pondé, este é um dos sucessos da parceria existente entre a Conab, o Governo do Estado, cooperativas, associações de produtores rurais, de pescadores, de apicultores, piscicultores, movimentos sociais e diversas instituições. No ano passado, o órgão federal adquiriu cerca de R$ 9 milhões em produtos, que foram doados para diversas entidades dentro do Programa Fome Zero e também para fazer parte do cardápio da Alimentação Escolar em municípios sergipanos.
Na última quinta-feira, 10, Rose Pondé esteve na Secretaria de Estado Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), onde se reuniu com diretores e técnicos da Seagri, do Departamento Estadual de Irrigação e Recursos hídricos (Dehidro), do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Sergipe (Fetase), da Coopertiva dos Produtores de Sergipe (Coopergipe) e do Movimento dos Sem-Terra (MST). "O nosso objetivo é aumentar a parceria existente para fortalecer os programas, gerando renda e emprego para os produtores", ressaltou a superintende regional da Conab.
Segundo Rose Pondé, no ano passado, o órgão federal trabalhou diretamente com 2.700 agricultores assistidos pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) em Sergipe. A expectativa, segundo ela, é que em 2008, haja um aumento de parceiros. "Devemos fortalecer o Programa da Agricultura Familiar, aumentando o processo de comercialização para beneficiar os produtores rurais e comunidades carentes", disse ela, ao ressaltar mais uma vez que Sergipe está de parabéns pela boa qualidade dos produtos que são produzidos no estado.
Parcerias
Para fazer parte do cardápio da Alimentação Escolar, a Conab adquire em Sergipe produtos como carnes bovina e suína, frango, ovinos, caprinos, peixe, camarão, mel, leite e derivados, laranja, coco, maracujá, banana, melancia, mamão, polpa de frutas, batata doce, inhame, pimentão, macaxeira, tomate, alface, farinha de mandioca, cenoura, couve, quiabo, milho verde, ovos caipira, polpas de frutas e doces.
A Conab tem como parceiros associações, cooperativas e grupos de produção dos municípios de Aracaju, Porto da Folha, Poço Redondo,Telha, Japoatã, Santana de São Francisco, Porto da Folha, Monte Alegre, Santa Luzia do Itanhy, Japaratuba, Poço Verde, Malhador, Itabaiana, Riachuelo, Capela, Pedra Mole, Ribeirópolis, Areia Branca, Boquim, Moita Bonita, Lagarto, Glória, Pirambu, Campo do Brito, Indiaroba e Canindé do São Francisco.
Para o diretor de Assistência Técnica do Deagro, Jodemir Pires, o objetivo é chegar a regionalização dos produtos que compõem o cardápio da alimentação escolar, para beneficiar diretamente os produtores rurais de Sergipe. "A nossa preocupação, a exemplo da Conab, é com a qualidade dos alimentos e a sistemática de entrega. Objetivamos, também, criar meios para que os produtores rurais possam aumentar a capacidade de produção e comercialização", disse Jodemir Pires.
Além dele e da superintendente regional da Conab, participaram da reunião os técnicos, José Holanda, Delmo Naziazeno, Geraldo Sobrinho, Wagner Brito, Rita Selene, Célio Santos, João Fonseca, Gileno Damascena ( MST), Antônio Carlos Santos (Fetase), André Batista Santos e o diretor-técnico do Dehidro, Manoel Hora.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]