Sugestão de ex-aluno da rede estadual de Sergipe é acatada pelo Senado Federal
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal acatou a sugestão do ex-aluno Wallacy Ronan Souza Santos, do Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo, localizado no município de Santa Rosa de Lima, e a transformou em Projeto de Lei, que está tramitando na Casa Legislativa. O estudante foi o representante sergipano do Projeto Jovem Senador no ano de 2011, após vencer a etapa estadual do concurso de redação do Senado Federal, que naquele ano teve como tema O Brasil que a gente quer é a gente quem faz.
O ex-aluno da rede estadual participou do Parlamento Jovem do Senado Federal em 2011, e a sugestão apresentada por ele, na ocasião, foi transformada em Projeto de Lei nº 235/2013. A proposta apresentada por Wallacy Ronan consiste na inclusão da disciplina Língua Estrangeira nos currículos do ensino fundamental menor. A secretária-geral da Mesa do Senado Federal, Claudia Lyra Nascimento, felicitou o jovem senador por essa importante sugestão.
Para Wallacy Ronan, conhecer de perto o Poder Legislativo foi uma oportunidade única em sua vida. Atualmente o jovem é aluno do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), mas ainda não descartou a possibilidade de ingressar no mundo da política. “Foi uma experiência ímpar em que conheci estudantes de todo o país com o mesmo propósito de mudança para um Brasil melhor no futuro. Meu mandato durou três dias que marcaram minha vida. Atualmente estudo informática na UFS, mas um dia, quem sabe, eu possa vir a fazer filiação a algum partido e me candidatar a um cargo eletivo”, disse o aluno.
Durante os dias que exerceu a função de senador jovem na Capital Federal o estudante integrou a comissão de educação. Em uma sessão, durante seu mandato, lançou a sugestão que, se aprovada pelos senadores, irá fazer uma pequena alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), instituindo o ensino de língua estrangeira a partir dos primeiros anos do ensino fundamental.
“Acho importante o contato com uma língua estrangeira desde criança, pois favorece o seu aprendizado. No mundo globalizado em que vivemos é essencial conhecer outros idiomas, e isso deve ser aprendido na escola”, declarou Wallacy.
O estudante frisou que foi através da escola que ele alcançou essa conquista. “Lendo muito, estudando com vontade e tendo o apoio dos professores de minha escola consegui chegar ao Senado, ainda que por três dias, deixando lá minha contribuição para um ensino cada vez melhor em nosso país. Aconselho a todo jovem estudar, acreditar no potencial e nunca desistir dos seus ideais. A escola é o ponto de partida para um futuro promissor”, concluiu Wallacy Ronan, ex-estudante da rede estadual que foi senador durante três dias.
Filho ilustre
O diretor do Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo, professor Almir Pinto, afirmou que a população de Santa Rosa ficou muito orgulhosa de ter esse filho ilustre. “Wallacy é o exemplo de que, quando estudamos com vontade e adquirimos conhecimentos, somo capazes de transformar realidades. Eu e todo o município de Santa Rosa estamos felizes por ter esse exemplo de aluno que prova que para alcançarmos nosso crescimento enquanto cidadão o caminho mais fácil é através da educação”, disse o professor.
Jovem Senador
O Projeto Jovem Senador do Senado Federal conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Os autores das 27 melhores redações, um por unidade da Federação, são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.
Na edição deste ano do Senador Jovem a representante de Sergipe foi a estudante Jéssica Horta, que cursa a 3ª série do ensino médio no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. A estudante tomou posse como senadora no último domingo, 17, e permaneceu no cargo até o dia 19 de novembro. Ao visitar o Senado Federal, a aluna da rede pública estadual conheceu de perto toda a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sugestão de exaluno da rede estadual de Sergipe é acatada pelo Senado Federal – O exaluno do do Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo