Subpac prossegue trabalho de vistoria a bens tombados
Os municípios de Maruim e Rosário do Catete receberam na manhã desta quinta-feira, 25, a visita dos técnicos da coordenadoria de patrimônio da Subsecretaria de patrimônio Histórico e Cultural (Subpac), ligada à Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc). A equipe vem percorrendo o Estado vistoriando os monumentos tombados pelo governo estadual como parte do levantamento que a Subpac está fazendo de todo o patrimônio histórico e cultural.
Em Maruim, a vistoria foi feita na Igreja Bom Jesus dos Passos, mais conhecida como Igreja da Matriz. Já em Rosário, os técnicos examinaram o monumento conhecido como Sobrado, localizado na rua Padre Rocha Vilar.
“Se, ao realizarmos a inspeção, detectamos alguma irregularidade, informamos ao órgão competente do Estado, no caso a Cehop, e ao órgão competente no município onde está o monumento que pode ser a Prefeitura, a arquidiocese ou um particular”, explica o arquiteto da coordenadoria de patrimônio da Subpac, Edílio Lima.
O arquiteto ressaltou também que é produzido um relatório detalhado com a situação em que os bens tombados se encontram. “Ao final dessas vistorias produzimos um relatório técnico de avaliação do monumento e um parecer do que deve ser feito em relação ao patrimônio. É nosso papel também fazer a fiscalização de obras que estão sendo realizadas nos monumentos tombados pelo Estado”. Nas inspeções, a equipe formada por arquiteto, fotógrafo e técnicos da área da museologia avaliou a estrutura do bem e as condições do acervo.
Para o pároco da Igreja Bom Jesus dos Passos, padre Paulo Sales, trabalhar em parceria com o Governo é uma ótima oportunidade de manter viva a história. “Esse primeiro contato que tivemos é um passo muito importante para a conservação dos bens culturais. Sem sombra de dúvida que esse interesse do Governo do Estado para com a cultura e a história do nosso povo é valiosíssimo”, afirmou o religioso.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Subpac prossegue trabalho de vistoria a bens tombados – Igreja Bom Senhor dos Passos/ Fotos: Ascom/Secc