Subpac participa de exposição do Memorial de Sergipe
Parte da história de Aracaju foi contada pela Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac), que participou da exposição itinerante do Memorial de Sergipe intitulada “Patrimônios Tombados de Aracaju: VOCÊ CUIDA?”. O evento, realizado pelo Memorial de Sergipe em comemoração aos 158 anos da capital de Sergipe, aconteceu durante toda esta semana e foi encerrado quarta-feira, 13.
A exposição contou com diversos painéis expostos na Praça Fausto Cardoso, cada um deles contendo fotos de monumentos tombados de Aracaju. Para montá-los, o Memorial de Sergipe, da Universidade Tiradentes (Unit) contou com total apoio da Subpac que disponibilizou as fotografias dos bens que preservam as memórias aracajuanas, como também dados históricos.
De acordo com a museóloga diretora do Memorial, Fabiana Carnevale, a iniciativa além de antecipar as comemorações pelo aniversário de Aracaju, teve também o objetivo de democratizar o conhecimento à população e estimular o espírito de preservação e da cidadania. Como, segundo ela, era realizado também por Rosa Faria, grande iniciadora, defensora e incentivadora de práticas educativas e cívicas.
Fabiana falou que a ação se baseou em um catálogo de 2005, contendo monumentos tombados de Sergipe e realizado pela comissão da coordenadora de Preservação da Subpac, Ana Conceição. “Este catálogo “Aracaju e seus monumentos” nos embasou para atualizarmos os dados e montássemos esta exposição”, explicou.
Para explicar aos visitantes sobre os monumentos, a exposição contou com a participação de estagiários do curso de História da Unit, todos orientados pela colaboradora do Memorial de Sergipe, Andreia Santos. Ela informou que ao expor essas fotos, o Memorial quis chamar a atenção da população sobre o que é tombamento, os bens tombados existentes em Aracaju, a importância de preservá-los e qual o órgão que realiza essa preservação.
“Com as fotos cedidas pela Subpac, ficou muito mais fácil de explicar o tema para a as pessoas que pararam para observar a exposição. Muitas delas não tinham conhecimento do assunto, achavam que tombar significava demolir um prédio e não preservar. Também não sabiam da existência de um órgão estadual, no caso, a Subpac, que é responsável pela preservação dos bens históricos em Sergipe”, concluiu Andreia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Subpac participa de exposição do Memorial de Sergipe – Fotos: Ascom/Unit