[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta quarta-feira, 22, a Subsecretaria de Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac/Casa Civil), através da coordenação de preservação patrimonial, fez uma vistoria nos bem tombado pelo Estado onde está instalada a Secretaria de Segurança Pública e a Superintendência da Polí¬cia Civil. A vistoria faz parte do programa “Preserva-SE”, do Governo do Estado, que visa a preservação patrimonial como elemento histórico e cultural da sociedade.

O prédio vistoriado foi tombado em 28 de janeiro de 1985 pelo decreto nº 6.821 como arquitetura urbana de caráter institucional do início do século XX. No ano de 2009 foi iniciado um extenso trabalho de recuperação da estrutura fí¬sica e de restauração da sua arquitetura. As obras foram entregues em julho de 2010. O bem tombado está localizado na Praça Tobias Barreto e na Rua Duque de Caxias, ambos instalados no bairro São José.

Para coordenadora do núcleo de preservação da Subpac, Ana Conceição, as obras realizadas através da parceria entre o Governo do Estado e Petrobras trouxe muitos benefícios. “A restauração trouxe muitas melhorias para o imóvel mantendo suas características e elementos artísticos, tanto na parte interna quanto na externa. Além disso, a SSP está com uma idéia interessantíssima com um memorial contando a história do prédio e um histórico da restauração. Assim como a otimização do porão do prédio para o funcionamento de setores da secretaria”, parabenizou Ana Conceição.

História

A edificação que abriga a Secretaria de Segurança Pública foi inaugurada em 01 de setembro de 1918, com o intuito de ser a sede do Grupo Escolar General Valadão. Seis anos depois da sua inauguração, em 1924 durante o governo de Graccho Cardoso, passou a funcionar a Faculdade Livre de Direito Tobias Barreto. 

Já o edifício situado na Rua Duque de Caxias, hoje superintendência da Polícia Civil, foi inaugurado no dia 30 de novembro de 1924 para sediar o Instituto de Química Industrial, atualmente Instituto de Tecnologia e Pesquisa do Estado de Sergipe. Em 1925 o imóvel instalou a primeira Escola de Química de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.