Stand da Semarh mostra à população como se faz previsão de clima e tempo
“O stand do Centro de Meteorologia me deixou bastante impressionado. Eu já sabia que se tinha uma boa previsão aqui no estado, mas não com tantos detalhes”, foi o que disse o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), Ricardo Santana, que durante o último sábado,22, visitou o stand do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), que foi vitrine durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia e Mudanças Climáticas, ocorrida no Shopping Jardins.
Crianças, jovens e adultos visitaram o stand e ficaram surpresos com os equipamentos utilizados para a formatação do Boletim Meteorológico, como o Telepluviometro Digital, aparelho utilizado para a formatação de tempo e clima e que manda informações sobre chuvas via satélite.
“Eu achei muito legal o stand, principalmente porque aprendi como são instaladas as plataformas de coletas de dados”, disse o pequeno Vitor Feitosa, 11 anos, que ficou maravilhado com os equipamentos expostos durante a exposição.
Já a professora de matemática, Jussara Maria Cruz, afirma que eventos como esses são essenciais para despertar na população a curiosidade referente as tecnologias que são desenvolvidas no estado. “Eu acho incrível que através dessas exposições as pessoas ficam surpresas com tanta tecnologia, sem contar que isso chama muito a atenção do povo”, pontuou.
Empolgado, o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, explicou para os visitantes sobre o modelo de previsão numérica, o qual é manuseado de forma on-line e cobre os 75 municípios do estado. “Vale destacar que esse modelo tem tido um grande índice de acertos referente às condições atmosférica do tempo”, afirmou.
Ele apresentou também as estações agro meteorológica e meteorológica que são responsáveis por formatar as condições de clima e atmosfera. “Essa feira além de aproximar o cidadão às informações de tecnologia da geração de previsões, traz um beneficio muito importante que é da própria população utilizar essas informações em seu cotidiano”, afirmou Overland.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, avaliou positivamente a participação da Semarh na Feira de Exposição Científica. “Mostramos para a população como é feita a previsão de tempo e clima para todo o Estado. Um trabalho tão importante por prevenir catástrofes e auxiliar agricultores na hora do plantio”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Stand da Semarh mostra à população como se faz previsão de clima e tempo –