SSP promove Curso de Comunicação Estratégica da PM
Qualificar os policiais militares sergipanos para lidar com a imprensa de forma eficaz e eficiente. Esse é o objetivo geral do I Curso de Comunicação Estratégica da PM. A capacitação acontece entre os dias 17 de maio e 2 de agosto, na Sociedade Semear.
Entre outros temas selecionados pelos instrutores, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre identificação e divulgação da notícia, relacionamento com a imprensa e media trainning (treinamento de mídia), comunicação interna e relacionamento com a sociedade, além de noções de protocolo, cerimonial e etiqueta.O curso reunirá cerca de 70 policiais, entre oficiais e praças.
“O curso é um grande marco para a Polícia Militar, porque nossos policiais terão noções de como melhor explorar a comunicação e suas ferramentas. Além de prestar um serviço de qualidade à sociedade, é importante divulgar tais ações. Temos melhorado nessa questão, mas pode e ficará ainda melhor. Além disso, reforçaremos a importância de criar uma identidade institucional. Será o início de uma trajetória para elaboração da nossa política de comunicação”, explicou o coronel Aelson Resende Rocha, comandante geral da PM/SE.
O treinamento em comunicação é um anseio antigo da Corporação. “Nossa expectativa em relação ao curso é que os alunos possam se sensibilizar no tocante às ações de comunicação da PM e estreitem o relacionamento com a imprensa local. Os instrutores são profissionais de segurança pública e de comunicação. Possuem experiência nas áreas e certamente poderão contribuir de forma teórica e prática com o público que se interessou voluntariamente para o curso”, explicou o capitão Robson Donato, um dos coordenadores do curso.
Para o instrutor do curso Givaldo Ricardo de Freitas, que atua na assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e irá ministrar a disciplina ‘Identificação e divulgação da notícia’, a comunicação é componente indispensável para fortalecer a PM e elevar a autoestima da tropa. “Acredito que é uma iniciativa pioneira no Estado e que outros segmentos vão realizar o mesmo procedimento, porque a comunicação é estrategicamente fundamental no trabalho de qualquer instituição. Os policiais militares que estão diretamente no trabalho ostensivo são fontes de informação e essa percepção será amplamente debatida no curso”, comentou.
Segundo dados da tenente Evangelina de Deus Santos, também coordenadora do curso, a procura pela capacitação surpreendeu. “A procura pelo curso superou nossas expectativas e temos a certeza de que a capacitação trará um novo olhar à tropa sobre relacionamento com a imprensa e sociedade. Trabalhamos muito e podemos divulgar nossas ações ainda mais”, declarou.
O curso certamente abordará questões sobre redes sociais, meios observados pelos instrutores como fortes movimentadores da notícia. “Acredito que twitter, facebook e tantas outras redes sociais são ferramentas importantes, desde que utilizadas de boa fé. Temos que acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias e reconhecer o potencial de cada uma aproveitando da melhor forma”, ressaltou o coronel Resende.
Supervisor do curso
Para o supervisor do I Curso de Comunicação Estratégica da PM, coronel João Henrique Braz da Silva, a Polícia Militar carece de uma diretriz que potencialize as ações de comunicação. “Temos a necessidade de padronizar ações e de atender os anseios da tropa no referente à comunicação. Queremos e iremos preparar o nosso público aos poucos para lidar com situações positivas e negativas que apontem para a Corporação. Entendo que nossos resultados vão atingir nosso público interno e sociedade de forma peculiar. Já foi uma surpresa para a coordenação do curso a quantidade de policiais interessados e certamente outras edições do curso vão ocorrer. Sugiro que os alunos inscritos aproveitem ao máximo o conteúdo exposto nas aulas, pois é fundamental para o desenvolvimento de qualquer instituição, o bom uso das ferramentas de comunicação”, pontuou o chefe da 5ª Seção do Estado Maior Geral.
Opinião de instrutores
Para Lucas Rosário, assessor de comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e um dos instrutores da disciplina ‘Relacionamento com a imprensa e Media Trainning’, a iniciativa do curso é inédita e estratégica para a SSP, com foco na Polícia Militar. “A PM tem um potencial muito forte, com emprego diário de ações ostensivas. É preciso apenas criar uma estratégia para conseguir se comunicar melhor com imprensa e sociedade. Os gestores terão oportunidade de conhecer um pouco da realidade de cada meio de comunicação e aproveitar cada espaço na divulgação de suas ações”, opinou.
Cerimonial, protocolo e etiqueta também é item prioritário durante o curso. “A PM sempre realiza solenidades militares e creio ser importante que os alunos tenham uma noção do tratamento com autoridades, precedência hierárquica e organização do cerimonial”, pontuou o major Elias Linhares, instrutor do curso na referida disciplina.
Metodologia do curso
O curso contará com aulas práticas, teóricas além de visitas técnicas a assessorias e veículos de comunicação. Com exigência de média geral mínina de 6,0 (seis pontos) para aprovação, a coordenação do curso estará atenta à freqüência, compromisso e participação em sala de aula de cada aluno inscrito com o intuito de ser multiplicador em comunicação estratégica nos locais onde trabalha.
Estão inscritos oficiais e praças de todos os Batalhões e Companhias da capital e interior. Além disso, as unidades especializadas e setores estratégicos da instituição contam com representante no treinamento. Além disso, foram cedidas três vagas para o Corpo de Bombeiros.
Aula inaugural
O curso irá ocorrer em todas as terças-feiras, entre os dias 17 de maio e 2 de agosto. As atividades teóricas e práticas vão ocorrer das 8h às 12h, sempre na Sociedade Semear. A aula inaugural – dia 17 de maio, às 8 horas – contará com a participação de Carlos Cauê, secretário de Comunicação do Estado de Sergipe; autoridades militares, imprensa e interessados no tema. São também instrutores do curso o jornalista Allan de Carvalho (Ascom/SSP), a jornalista Carla Cavalcante (Ascom/PM), a radialista Dulciana Rezende (Ascom/PM) e a radialista Roseane Moura (Ascom/PM).
Informações sobre o curso
(79) 8816-6767 – Coronel Braz, chefe da 5ª Seção do Estado Maior Geral e supervisor do curso;
(79) 8824-8256 – Capitão Donato, auxiliar da 5ª Seção do Estado Maior Geral e coordenador do curso;
(79) 8853-5294 – Tenente Evangelina, auxiliar da 5ª Seção do Estado Maior Geral e coordenadora do curso.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SSP promove Curso de Comunicação Estratégica da PM –