SSP emitiu mais de 15 mil carteiras de identidade no interior do Estado
O Instituto de Identificação Doutor Carlos Menezes, vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgou esta semana os dados estatísticos referentes ao número de carteiras de identidade emitidas gratuitamente em mutirões realizados nos municípios das diversas regiões de Sergipe. Ao todo, 15.059 cidadãos receberam o documento entre janeiro e o dia 4 de julho de 2008.
De acordo com o diretor da Coordenadoria Geral de Perícias, Adelino Lisboa, foram realizados, no primeiro semestre deste ano, 42 mutirões, dentre os quais cinco promovidos pelo Sergipe de Todos. "O número de pessoas favorecidas com o serviço é o maior dos últimos quatro anos. Só para se ter uma idéia, de janeiro a junho de 2007, foram confeccionadas oito mil carteiras de identidade. A iniciativa de interiorizar esse tipo de serviço permite que o povo se aproxime cada vez mais das atividades públicas", diz.
No último mutirão, realizado no dia 4 deste mês, em Ribeirópolis, durante a quinta edição do ‘Sergipe de Todos’, o Instituto emitiu 677 carteiras de identidade. "Não pensamos que a demanda iria ser tão grande, já que temos, naquele município, um posto instalado no Setor de Ação Social da Prefeitura, que emite, através de uma parceria com o Governo, carteiras para a população do Agreste", explica Adelino Lisboa.
A descentralização dos serviços oferecidos pela SSP permite dar maior comodidade à população do interior de Sergipe e viabiliza o exercício da cidadania. Normalmente, são disponibilizados para os mutirões oito computadores e mais de 20 funcionários, que já percorreram este ano 27 municípios, desde o Alto Sertão até o Sul Sergipano.
"Já visitamos as cidades de Poço Verde, Propriá, São Francisco, Nossa Senhora da Glória, São Miguel do Aleixo, Areia Branca, Nossa Senhora do Socorro, Pedrinhas, Muribeca, Nossa Senhora Aparecida, Canindé do São Francisco, Indiaroba, Riachão do Dantas, Itabaiana, Aracaju, São Cristóvão, Poço Redondo, Gararu, Japoatã, Monte Alegre, Simão Dias, Umbaúba, Brejo Grande, São Domingos, Santa Rosa de Lima, Malhada dos Bois e Ribeirópolis", ressalta o diretor do Instituto.
Outro fator que ajudou a descentralizar os serviços e que tem suprido as necessidades dos moradores do interior foi a inauguração do Instituto de Identificação Carlos Gomes, no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) do Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, em Aracaju. A nova unidade tem capacidade para atender até 130 pessoas por dia com a emissão de carteira de identidade e certidão de antecedentes criminais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SSP emitiu mais de 15 mil carteiras de identidade no interior do Estado – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP