[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentou na manhã desta terça-feira, dia 6, uma quadrilha interestadual especializada em roubos a banco. A quadrilha foi desarticulada durante a "Operação Casulo", realizada na madrugada de segunda-feira, 5, no conjunto Fernando Collor, em Nossa do Senhora do Socorro. Participaram da operação policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Divisão de Inteligência da Polícia Civil (Dipol) e Comando de Operações Especiais (COE).

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, os acusados são oriundos do chamado polígono da maconha, situado entre os estados da Bahia e Pernambuco, e estavam se preparando para assaltar uma agência bancária em Riachão do Dantas, distante 99 quilômetros de Aracaju. No último fim de semana, a quadrilha roubou um Fiat Uno no bairro Santos Dumont, zona norte da capital. O carro seria utilizado no assalto da agência de Riachão. 

A polícia descobriu os planos da quadrilha através de interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça. De posse dos dados, os policiais passaram a dar proteção ao gerente e sua família. Porém, para não comprometer o andamento da operação, os policiais preferiram adiar as prisões para prendê-los quando estivessem reunidos.

Investigações

De acordo com o secretário de Segurança Pública, as investigações para prender o bando começaram depois do assalto à agência do Banco do Brasil da cidade de Pacatuba, no último dia 16 de janeiro. Na ocasião, os assaltantes seqüestraram o gerente da agência e o mantiveram preso em sua casa, com o restante da família, por toda a noite. No dia seguinte, eles levaram o funcionário do banco até a agência e roubaram cerca de R$ 80 mil.

Naquele mesmo dia, os policiais descobriram que os assaltantes não saíram de Sergipe e, para tentar despistar a polícia, rodaram por todo Estado antes de chegar a Socorro. Foram presos Erisvan Oliveira dos Santos, 25 anos, vulgo Felipe, Erickson Oliveira dos Santos, 21, Fábio de Lima Santos, 23, o "Nem", José Valtine Araújo Santos, 27 anos, conhecido como Paulista, José Arnaldo Barbosa da Silva, 35, o ?Jaílson?, José Carlos Silva dos Santos, 41, "Zé Carlos", Gilberto Francisco da Silva, 22, o "Bertinho", Nael Bezerra, 24, Fabrícia de Lima Santos, 20, e Ademar Moreira da Silva, 47.

Ademar Moreira, líder da quadrilha, é baiano da cidade de Abaré e mora em Sergipe há alguns anos. Ele também é proprietário de uma empresa de construção civil que prestava serviços em cidades do interior do Estado. As investigações concluíram que ele contratava os pedreiros na região do polígono da maconha. "Na verdade, eles eram pedreiros de fachada. O que eles queriam era levantar informações sobre o cotidiano da cidade, dos hábitos e os costumes das vítimas, entre outros", disse Kércio Pinto. A quadrilha tem integrantes da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Sergipe.  

Material apreendido

Além do assalto ao Banco do Brasil de Pacatuba, a quadrilha também é acusada de assaltar um posto de gasolina em Muribeca, a 72 quilômetros de Aracaju, levando cerca de R$ 100 mil. A polícia não descarta a participação da quadrilha em um assalto ocorrido recentemente a uma agência da Caixa Econômica Federal do interior de Alagoas. 

A "Operação Casulo" apreendeu um veículo Gol, uma pick-up S-10 e recuperou o Fiat Uno roubado no Santos Dumont. Além dos veículos, os policiais também apreenderam três fuzis de repetição, três pistolas semi-automáticas, sendo uma delas da Polícia Civil de Pernambuco, duas espingardas caseiras, um maçarico, dois revólveres, sete capuzes e várias munições de fuzis, pistolas e revolveres.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.