Solidariedade estimula contribuição com a doação de sangue
Foi o pedido de um vizinho que motivou Jorge Luis Acebey, 43 anos, a fazer a primeira doação de sangue, há cinco anos. Na manhã desta sexta-feira, l3, ele e mais cinco doadores compareceram ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para contribuir com o estoque do sangue da unidade. “Meu sangue é O negativo, sei que minha doação vai ajudar alguém, declarou o doador.
Doador de sangue A positivo, Mesaque Fonseca de Andrade, 45 anos, contou que doa a cada três meses, movido pela solidariedade. “A doação é um ato de salvar vidas e de servir às pessoas que estão precisando”, ressaltou ele.
José Augusto dos Santos Filho, 41 anos, informou que antes de iniciar as visitas aos clientes, resolveu atender ao pedido de doação feito através do contato telefônico do Serviço Social do Hemocentro de Sergipe. “Sangue é vida e se me pediram para vim hoje é porque tem pessoas que dependem de um gesto de humanidade com o próximo”, disse.
O ato solidário praticado pelos doadores visa contribuir com o tratamento de saúde das dezenas de pacientes em Sergipe atendidas pelo Sistema Único de Saúde (Sus) que precisam fazer transfusão sanguínea. De acordo com o Serviço Social, diariamente, é feito um levantamento dos tipos sanguíneos cujo estoque está crítico e há uma demanda mais elevada, da rede hospitalar.
“Fazemos o acompanhamento das doações junto com os serviços de Coleta e a Dispensação, para saber os tipos sanguíneos que precisam de reforço com mais urgência. A partir dessa busca, ligamos para os doadores cadastrados ao Hemose”, explicou a assistente social, Jacinta Cardoso.
Doação
A coleta de sangue do Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados das 8h às 12h. Para mais informações sobre as condições para se tornar um doador e conhecer o serviço, basta entrar em contato com o Serviço Social através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174 ou acessar o endereço eletrônico: www.hemose.se.gov.br.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Solidariedade estimula contribuição com a doação de sangue – A doadora
- Jacinta Cardoso (Fotos: Ascom/Saúde)