Solidariedade a portadores de AIDS mobiliza população
Mais de três mil pessoas deverão participar durante toda esta sexta-feira, 18, da "Vigília e Mobilização em Solidariedade às Pessoas com AIDS" (Internacional AIDS Candelight), realizada em parceria entre as coordenadorias DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Saúde de Aracaju. Em sua 25ª edição, o evento acontece até as 18h na praça Fausto Cardoso, centro da capital.
O ato será marcado por um culto ecumênico a partir das 17h30min, celebrado pelo padre Givanildo, o pastor Daniel Fortes, o babalorixá Fernando Kassideran e o presidente da Federação Espírita de Sergipe, Júlio Góes. Na hora do culto, todos acenderão velas e oferecerão suas preces aos que já faleceram em decorrência da AIDS e aos que estão contaminados.
"Além disso, aproveitamos o dia para conscientizar as pessoas sobre a doença e chamar a atenção da sociedade e autoridades para a necessidade de enfrentar o problema com políticas públicas cada vez mais eficazes", disse a assistente social Edilma Novaes, membro da equipe técnica do Programa Estadual de DST/AIDS. De acordo com Andrey Roosevelt, técnico da coordenação DST/AIDS de Aracaju, a vigília "é um momento importante de reflexão e orações pelas pessoas que já faleceram ou estão contaminadas pelo vírus HIV", disse.
Informação
Um estande informativo com banneres, cartazes e folhetos explicativos está montado na praça Fausto Cardoso, onde serão distribuídos aproximadamente 10 mil preservativos. As organizações não-governamentais Casa de Apoio Bom Samaritano, Cidadã Positiva e Unidas também fazem parte do dia de mobilização com a exposição e venda de produtos artesanais confeccionados pelos portadores do HIV.
Há 40 milhões de pessoas infectadas pela AIDS em todo o mundo. Deste total, 20 milhões já morreram por causa da doença. No Brasil, 433 mil casos já foram registrados, com 183 mil mortes. Desde 1987, foram notificados 1.513 casos de AIDS em Sergipe e 601 mortes.
Mais ações
O Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde atua durante o ano inteiro com atividades educativas, palestras, distribuição de material informativo e preservativos. A primeira grande ação anual acontece durante o Carnaval, quando o Estado orienta e apóia os municípios para na montagem de estandes nas festas. Escolas, unidades de saúde, organizações não-governamentais, empresas e prefeituras também podem agendar a realização de palestras através do telefone (79) 3234-9527.
Um dos principais programas desenvolvidos pela DST/AIDS no Estado é o ‘Saúde e Prevenção nas Escolas’ (SPE), realizado através de parceria com o Ministério da Saúde (MS), Sociedade Semear e secretarias estaduais e municipais de Educação e Saúde para levar a prevenção até os estudantes da rede pública de ensino. Atualmente, 92 escolas já integram a iniciativa e têm instalados os chamados ‘cantinhos da prevenção’, onde estão disponíveis informações sobre DST/AIDS e preservativos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Solidariedade a portadores de AIDS mobiliza população – Foto: Márcio Garcez/Saúde